São Paulo – Depois de longo período com os quatro helicópteros da frota sem manutenção, o Departamento de Investigação sobre o Crime Organizado – DEIC da Polícia Civil São Paulo, através de processo de inexigibilidade, firmou contrato com a empresa Helibras para realizar a manutenção de dois helicópteros do Serviço Aerotático (SAT), o SAT 4 (AS350BA, PP-OCZ) e o SAT 5 (AS350B2, PR-SMV).
O contrato de prestação de serviço de manutenção de 1º, 2º e 3º níveis, com fornecimento de peças, para os dois helicópteros da Polícia Civil foi firmado com a Helibras em 16/02 com período de vigência de um ano, podendo ser prorrogado por até 5 anos. O valor estimado foi de R$ 4.370.748,51.
O helicóptero SAT 5 já está em operação desde o começo de abril, com todas as manutenções realizadas pela Helibras e o SAT 4 está na fase final dos serviços de reparos para também retornar a operação.
Os outros dois helicópteros, o SAT 1 (AS350B, PP-EIE) e o SAT 3 (AS355, PP-EOH), por serem aeronaves mais antigas e que exigem manutenções mais complexas e com custos maiores, o DEIC e o SAT realizam estudos de viabilidade para o retorno delas para a operação.
O Serviço Aerotático da Polícia Civil é considerado essencial em operações de combate a roubos, tráfico de drogas e resgates, além de transportar órgãos para transplante. Criado em 1984, o SAT completará esse ano 33 anos de operações aéreas e agora retoma suas atividades no Estado.
Com esse contrato firmado com a fabricante dos helicópteros, os serviços aéreos realizados pelo SAT deverão, daqui para frente, voltar a normalidade e certamente com um melhor controle das manutenções. A sociedade paulista agora pode contar novamente com o serviço aerotático da Polícia Civil.