A empresa russa – Russian Technologies State Corporation e a brasileira Odebrecht Defesa e Tecnologia fabricante de armas, concordaram em iniciar a montagem conjunta no Brasil, dos helicópteros russos Mil Mi-171, além da produção de equipamentos de defesa aérea e naval.
O acordo firmado através da assinatura de um memorando de parceria tecnológica em Moscou na última segunda-feira (17), também prevê a criação no Brasil de uma série de estações de serviços de helicópteros e trocas de tecnologia extensas entre os dois países. A Rússia está oferecendo a venda aviões de guerra, helicópteros, sistemas de defesa aérea e navios de guerra para o Brasil e uma série de outros países latino-americanos.
A intenção é criar uma empresa joint venture para fazer uma linha de montagem do helicóptero russo Mi-171 no Brasil, além de centros de serviços de manutenção para o helicóptero militar de ataque Mi-35, atualmente em uso na Força Aérea Brasileira.
A Rússia tem ido além do seu plano anual de exportações de armas, de meio bilhão de dólares, tendo vendido U$ 14 bilhões de dólares de armas em 2012, disse o presidente Vladimir Putin. No ano passado, a renda total da Rússia, proveniente da exportação de armas e equipamentos militares, chegaram ao montante de U$ 13,2 bilhões, sendo U$ 10,7 bilhões dólares oriundos da única agência de exportações de produtos de defesa do país, a Rosoboronexport.
Fonte: Asa Rotativa