EUA – Na tarde de sexta-feira (06), um helicóptero AW109 (matrícula N109EX) de uma operadora aeromédica da Califórnia que realizava o transporte de um coração para transplante fez um pouso forçado no heliponto elevado do hospital Kenck da Universidade do Sul da Califórnia (USC), em Los Angeles.
O coração havia sido captado no Sharp Gross Medical Center, em La Mesa, e o paciente aguardava no Keck Medicine da USC para o transplante.
O helicóptero estava pousando, quando iniciou giro repentino próximo ao solo e acidentou-se. A aeronave parou lateralmente, muito próxima do final do heliponto elevado, sofrendo danos substanciais.
Estavam a bordo da ambulância aérea três pessoas, o piloto e dois profissionais de saúde. Todos sofreram ferimentos leves e passam bem. O coração foi recuperado e o transplante foi bem sucedido.
“O próprio piloto se livrou dos destroços e foi transportado para o hospital com ferimentos leves. Os outros dois passageiros que estavam na aeronave também se soltaram e estão sendo tratados no Keck Medical Center ”, disse o chefe do Corpo de Bombeiros de Los Angeles (LAFD), Gene Bednarchik.
Ninguém no solo ficou ferido e o acidente não interrompeu o atendimento dos pacientes no hospital. O acidente será investigado pelo National Transportation Safety Board (NTSB), que também é responsável pela investigação de acidentes da aviação.