No início do mês, o secretário de Segurança, Emylson Farias, visitou o hangar do Centro Integrado de Operações Aéreas da Segurança Pública (Ciopaer), no Aeroporto de Rio Branco. O encontro foi para tratar sobre assuntos estratégicos, visando incluir cada vez mais o helicóptero Harpia 01 nas abordagens policiais.
“O mais importante é a gente estabelecer uma relação e propor a organização de calendários específicos para que o Ciopaer participe cada vez mais das operações policiais do dia a dia”, disse Farias.
Criado em 2009, o Ciopaer é um grupamento aéreo vinculado diretamente à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Ao todo, 25 policiais militares, civis e bombeiros compõem a tripulação.
A equipe e o helicóptero também realizam ações com os órgãos estaduais e federais de meio ambiente e saúde. Os tripulantes são treinados tanto para operações policiais quanto para resgate e primeiros socorros.
“Estamos correndo atrás de convênios com a Secretaria de Saúde Indígena [Sesai] e também a de Meio Ambiente [Sema], para dar mais força ao nosso trabalho”, disse o comandante do Ciopaer, major Carlos Augusto Negreiros.
Fonte: Agência Acre