Ceará – Na tarde de sexta-feira (10), por volta das 17h00, o helicóptero AS350 “Fênix 02”, PP-ENM, Base de Juazeiro do Norte, da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) fez um pouso de emergência no Distrito de Guassussê, zona rural de Orós, após colidir com fio da rede elétrica.
A equipe decolou de sua Base em Juazeiro de Norte para apoiar uma tentativa de roubo a dois carros-forte na CE-282, que liga as cidades de Iguatu e Icó. Segundo policiais do 10º BPM, antes do toque no fio, a aeronave apoiava policiais em uma perseguição a um veículo prisma de cor branca com vários suspeitos armados e durante a ação as pás do rotor principal colidiram com fio da rede elétrica.
O pouso foi realizado com sucesso em um terreno amplo e ninguém ficou ferido. O fio acertou as pás e se enrolou em uma delas, danificando-as, mas como o fio se rompeu e as pás mantiveram-se integras, o piloto conseguiu manter o controle do helicóptero e pousou com segurança. A aeronave permanece em uma propriedade particular.
Investimento em treinamento
A CIOPAer é uma unidade da Aviação de Segurança Pública que investe em treinamento para seus pilotos, inclusive em simuladores. Além disso, recentemente, profissionais da CIOPAer formaram-se no curso de Coordenadores de Manutenção na Helibras, Itajubá (MG).
Outro investimento é na segurança operacional. O “Safety Road Show” promovido pela Helibras e ministrado por Antônio Modesto, foi realizado no final de outubro na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).
A colisão com fios em operações policiais acontecem, principalmente porque se voa a baixa altura e os pilotos e sua tripulação devem estar preparados para a emergência, por isso o pouso ocorreu com sucesso e a equipe passa bem.
Lei também:
- Como evitar colisões de helicópteros contra fios elétricos
- Discussão Acirrada – Helicópteros e Voos Baixos
- Conheça sete dicas de como evitar acidentes com fios de alta tensão
Com Diário do Nordeste e Iguatu.net