Paraná – Um deslocamento rápido da aeronave médica do Samu de Maringá salvou a vida de um homem de idade avançada que tinha sofrido um infarto na cidade de Paranacity. Na tarde desta quinta-feira (1), o piloto Rafael Chiossi, o médico intervencionista Mauricio Lemos e a enfermeira Mariana Belincanta, foram acionados para buscar um paciente em estado grave em um pronto socorro da cidade de Paranacity.
O helicóptero saiu do Aeroporto de Maringá e em 18 minutos pousaram em um campo de futebol. A vítima estava inconsciente e precisava ser encaminhada com urgência para Maringá, mas na cidade de Paranacity sofreu uma parada cardíaca.
O médico Mauricio Lemos realizou todo o procedimento para reanimar o paciente que tinha um quadro irreversível. Com entubação e massagem cardíaca, a vítima foi reanimada e colocada dentro da aeronave do Samu.
Ao mesmo tempo de viagem, o helicóptero pousou na sede do Corpo de Bombeiros de Maringá, onde uma ambulância do Samu já estava aguardando com outra equipe médica para transportar a vítima para o hospital. A aeronave do Samu fica de plantão todos os dias das 7 horas da manhã até às 19 horas.
Fonte e Fotos: André Almenara, repórter policial.