Rio de Janeiro – Hoje é um dia triste para a Aviação de Segurança Pública do Brasil. O helicóptero do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar, Fênix 04, AS350B3+, matrícula PR-IDR, caiu na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, por volta das 19h30 deste sábado (19). Os quatro tripulantes do helicóptero da Polícia Militar faleceram: Major PM Melo, Cap PM Schorcht , Sub Ten PM Barbosa e Sgt PM Felix. (Leia a Homenagem: Um Aviador a menos…)
As causas do acidente ainda não se sabe e será investigado. A aeronave estava com o imageador aéreo e apoiava operação policial, na Cidade de Deus e havia constante tiroteio.
O apoio aéreo acontecia enquanto outras equipes operavam por terra na região que viveu um dia de intensos confrontos, fechando inclusive a Linha Amarela, na entrada da Barra da Tijuca, pela manhã. A queda do helicóptero aconteceu no começo da Avenida das Américas, perto do acesso à Linha Amarela.
Desde a sexta-feira, 18, foram registrados intensos confrontos entre milicianos e traficantes da favela Cidade de Deus. Na manhã deste sábado, eles voltaram a se enfrentar e traficantes bloquearam a Rua Edgard Werneck, que dá acesso à favela, com pneus e lixeiras incendiados. Policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) trocaram tiros com os criminosos. (veja o vídeo do acidente)
A Linha Amarela foi fechada por duas vezes para o tráfego, ao longo do dia. À noite, voltou a ser fechada novamente, após a queda do helicóptero. Moradores filmaram a movimentação de traficantes sobre um viaduto próximo ao helicóptero. Nas imagens, saía fumaça da aeronave e outros policiais militares já a cercavam para segurança e socorro.
Os Guerreiros
O major Rogério Melo Costa, 36 anos, estava na PM há 17 anos e era piloto do helicóptero. O capitão Willian de Freitas Schorcht, 37 anos, também era piloto e estava na PM há 13 anos. Tanto Melo como Schorcht eram pilotos experientes nesse tipo de operação. Além dos pilotos, estavam a bordo os tripulantes operacionais subtenente Camilo Barbosa Carvalho, 39 anos, que estava na PM desde 2001 e o terceiro-sargento Rogério Felix Rainha, 39 anos, que estava na PM desde 2001.
O corpo do major Rogério Melo Costa foi velado no Batalhão de Polícia de Choque e sepultado no Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste. O capitão Schorcht será sepultado em Resende, no sul do estado, onde vive sua família. O Subtenente Barbosa será enterrado em Itaboraí, Região Metropolitana do Rio e o Sargento Félix no Cemitério Jardim da Saudade, em Paciência, Zona Norte.
Homenagem da Aviação de Segurança Pública
O Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar fez uma homenagem aos tripulantes mortos no trágico acidente do helicóptero Fênix 04 – Major PM Melo, Cap PM Schorcht , Sub Ten PM Barbosa e Sgt PM Felix. O Maj PM Cosendey, Subcomandante do GAM, disse, consternado, “A Fênix que designa nossa aeronaves nos servirá de inspiração para que renasçamos mais fortes e melhores. Obrigado a todos !”
Nos grupos sociais da Aviação de Segurança Pública houve solidariedade e muita tristeza pela perda da tripulação do Fênix 04. A designação dos helicópteros da Polícia Militar é Fênix, e como na mitologia grega, renascerá mais forte e melhor. O site Piloto Policial também em luto, solidariza com os policiais militares do GAM.
“A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro lamenta o falecimento de seus policiais militares e o Comando da Corporação está dedicado a prestar todo apoio às famílias desses policiais”, disse a instituição, em nota.
Desde o acidente acontecido com o Fênix 03 em 2009, quando foi atingido por tiros disparados por traficantes do Morro dos Macacos, o GAM procurou se especializar ainda mais com suas técnicas de patrulhamento aéreo. Além de desenvolver procedimentos de voo em áreas conflagradas, equipou suas aeronaves com imageadores aéreos. Assim, ficam mais altos e transmitem as imagens à central de operações da Polícia. Mas, mesmo com todo o treinamento e segurança, o Rio perde excelentes profissionais.
No mês de julho desse ano foi realizado no GAM o treinamento Safety Road Show da Helibras. O treinamento relembrou conceitos de Segurança Operacional, serviu para elevar a consciência situacional e também para troca de experiências entre fabricante e operadores – uma busca contínua pela Segurança na Operações Aéreas. A foto abaixo aparecem dos tripulantes do GAM e ao fundo, o Fênix 04.
Vários foram os comentários e mensagens de solidariedade e luto das Organizações de Aviação de Segurança Pública do Brasil. São policiais militares, policiais civis, policiais rodoviários federais, policiais federais e bombeiros militares que, em luto, manifestaram condolências:
A Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, enlutada, lamenta profundamente essa fatalidade e solidariza-se com os familiares dos Pilotos e Tripulantes que vieram a óbito nessa ocorrência, bem como, com todos os Combatentes da PMERJ/GAM, nesse momento de aguda dor e grande tristeza. Estamos de luto!
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), através de sua Coordenação de Monitoramento e Operações Aéreas (COAer), manifestam seu pesar e sua solidariedade aos familiares e amigos dos militares do GAM da Polícia Militar do Estado de Rio de Janeiro, que faleceram, por ocasião trágico acidente de helicóptero.
Condolências – Com muita dor e pesar, a Polícia Militar de São Paulo presta homenagem aos quatro policiais militares que, neste sábado (19), morreram num terrível acidente de helicóptero na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O luto por este adeus definitivo atinge também toda a Polícia Militar paulista, que, consternada, deseja força às quatro famílias surpreendidas pela partida prematura de homens que honraram a sociedade brasileira. Aos companheiros da PMERJ, nossos sentimentos! Cel PM Gambaroni.
Nós do GOA/PCPR nos solidarizamos com a dor dos colegas e familiares que perdem os brilhantes pilotos e tripulantes da aviação da PM do Rio de Janeiro. Estejam com Deus nobres amigos!!!
Nós do CIOPAER/CE estamos todos de luto. Que Deus receba nossos companheiros com os Seus misericordiosos braços abertos. Descansem em paz, guerreiros!
GOA CBMRO lamenta muito o ocorrido, são perdas irreparáveis!!! Estamos à disposição!
O Maranhão presta condolências aos heróis de verdade!! Deus os tenha ao seu lado.
O BAPM SC sente profundamente o ocorrido. Abalou a Força! Que Deus ampare os familiares e os companheiros do GAM.
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, através da Divisão de Apoio Aéreo, manifesta o seu profundo pesar pelas perdas irreparáveis dos policiais do GAM da PMERJ e presta sua homenagem a esses heróis que morreram no cumprimento do dever, defendendo a sociedade. Nossos sentimentos e condolências. Força e Luz aos que ficam para completar a missão desses bravos que já não estão entre nós. Mas, que deixaram o seu exemplo nesse plano.
O Batalhão de Operações Aéreas do CBMSC, esta profundamente abalado pelo fato ocorrido com os irmãos, que Deus os tenha e nossos mais profundos pesares aos familiares que ficam. Esperamos profundamente que está ação não passe em branco.
Lamentável a enorme perda que sofremos hoje! O GRAESP do Pará expressa aqui sua enorme tristeza pelo ocorrido. Que Deus console a família de todos. Estamos de luto.
O BAVOP da PMDF lamenta profundamente o acidente com a aeronave do GAM, rogamos a Deus para acalentar o coração das famílias dos amigos que se foram, assim como, traga força e sabedoria aos amigos do GAM…FORÇA E HONRA.
Nós do GOA/PCPR nos solidarizamos com a dor dos colegas e familiares que perdem os brilhantes pilotos e tripulantes da aviação da PM do Rio de Janeiro. Estejam com Deus nobres amigos!!!
Núcleo de Operações e Transporte Aéreo ES NOTAer: Aos valorosos irmãos do GAM! Nossos sinceros sentimentos, neste tão difícil e doloroso momento! Nossas orações são p q Deus esteja com os espíritos na Glória e confortando todos familiares e entes queridos. Contem conosco!!! Nossos pêsames!!!
O CTA do Maranhão se solidariza e encontra-se enlutado pelo trágico ocorrido com o companheiros do GAM.
GOA CBMRO lamenta muito o ocorrido, são perdas irreparáveis!!! Estamos à disposição!
A Brigada Militar RS compartilha da dor com os colegas e familiares da tripulação da PMERJ.
O SAER da PC/SC lamenta profundamente o ocorrido nesta data, e se solidariza com todos os guerreiros da PM/RJ. Que Deus possa confortar os corações dos familiares e amigos.
NOA PCMG em luto. O Criador irá consolar os familiares dos guerreiros cariocas.
Profundos sentimentos. COA/CBMGO. Força e Honra aos heróis alados do GAM.
Nossos sentimentos às famílias dos 4 irmãos que tombaram em serviço por uma sociedade melhor. Nossos pensamentos estão com os amigos do GAM, que mais uma vez irão se reerguer como fênix. Seção de Aviação da Força Nacional.
Este momento não temos muito o que falar, apenas indignar e lamentar tal tragédia! No Mato Grosso, não só o CIOPAER para toda Segurança Pública está consternada com o fato e deseja força a PMERJ e ao GAM para superar mais esse momento difícil de sua bonita história de luta e abnegação contra o crime que assola o Estado do RJ! Que na desgraça se fortaleçam e encontrem força para melhoram elevando sua capacidade de combate e luta em prol de um bem comum.
Nas redes sociais foram divulgados banners de solidariedade e luto aos tripulantes que faleceram da Polícia Militar do Rio de Janeiro. A Aviação de Segurança Pública está em todos os Estados Brasileiros, são organizações que sabem trabalhar integradas e com elevado espírito de solidariedade e cooperação. Uma homenagem do Brasil aos guerreiros do GAM da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
As mensagens de solidariedade: