Goiás – O helicóptero AW119 Koala, matrícula PR-CBG, do Centro de Operações Aéreas (COA) do Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO) realizou um pouso de emergência às margens do Rio Araguaia, na manhã deste sábado (20), próximo à Itacaiú, distrito de Britânia, no oeste do estado. Segundo a corporação, o piloto teve ferimentos leves.
O Bombeiro 01 realizava patrulhamento preventivo sobre o Rio Araguaia, tendo em vista a “Operação Férias”. O Corpo de Bombeiros já realizou na região mais de 1.000 atendimentos. Essa operação completou seu 50º ano, evoluindo significativamente desde sua criação em 1974. Hoje, a operação é equipada com diversos recursos, como lanchas, botes, drones e helicóptero, para operações de resgate aquático nos lagos e rios da região.
Helicóptero do Corpo de Bombeiros de Goiás faz pouso forçado no Rio Araguaia.Os bombeiros informaram que estavam a bordo do helicóptero cinco bombeiros militares e um militar da Marinha, sendo que cinco deles não tiveram ferimentos. Investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizados em Brasília (DF), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência.
Disseram ainda que as causas do pouso de emergência estão sendo investigadas, entretanto, de acordo com o piloto do helicóptero, o tenente-coronel Igor, a aeronave perdeu potência quando passava pelo posto de Itacaiú, sentido de Aragarças, o que exigiu o pouso na água. O CBMGO possui apenas um helicóptero para missões de resgate. Para as operações aeromédicas estão em operação dois aviões (Sêneca III e um Baron).
Um vídeo realizado por turistas que aproveitavam as praias do rio filmaram o momento em que helicóptero acidentou-se.