Minas Gerais – Helicóptero do Samu Regional Triângulo-Sul que chegará a Uberaba este mês também vai atender as demandas de doação de órgãos. A expectativa para a entrada em operação de mais um veículo de resgate regional é grande.
Um dos propósitos da aeronave será o transporte de órgãos coletados pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital de Clínicas da UFTM. Parceria já foi, inclusive, acordada com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, através do Batalhão de Operações Aéreas (BOA).
“Temos uma grande expectativa com a chegada deste helicóptero; a parceria já está selada. Inclusive, haverá um heliporto na área do Uberaba Tênis Clube, que pertence à UFTM. Quando precisarmos levar órgãos e tecidos ao aeroporto ou até a Uberlândia, de forma ágil, [o helicóptero] estará à disposição. Isso vai agilizar o serviço e vamos ganhar tempo entre a captação e cirurgia”, explica o médico Ilídio Antunes de Oliveira Júnior, coordenador da Comissão.
Por falar em doação de órgãos, recentemente a Comissão teve mais um resultado positivo para doação de múltiplos órgãos e tecidos. Ao todo foram cinco pessoas que receberam doações, entre as quais de dois rins, um para Uberlândia e outro para Uberaba; duas córneas, que também foram para Uberlândia e Uberaba, e de um fígado, encaminhado para Belo Horizonte.
Conforme o balanço divulgado pela Comissão, até o momento, a doação de múltiplos órgãos já chega a 80%. Das cinco mortes encefálicas registradas, em quatro houve doações, isto é, em média, a cada dez mortes existem doações em oito. Inclusive, a Regional segue mantendo um resultado positivo anualmente. Segundo Ilídio Antunes, nos últimos oito anos, houve 90% de doações, o que é um resultado muito satisfatório.
Fonte: JM Online