No final da tarde de hoje (31/07) o helicóptero de instrução do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo, Gavião 01 (Schweizer 269C-1), fez pouso forçado na represa de Guarapiranga. A aeronave estava tripulada por dois pilotos, ambos Pilotos Comerciais de Helicóptero e também comandantes de esquilo (AS350). Um dos pilotos estava recebendo instrução para poder habilitar-se instrutor de helicóptero.
Segundo informações, durante o treinamento sobre pista de grama localizada na represa de guarapiranga, zona sul de São Paulo, houve um possível problema no motor. De pronto o instrutor, nos comandos, realizou procedimento de emergência, denominada auto-rotação, e pousou em área alagada da represa. Esse local é muito utilizado para instrução de voo pelas escolas de aviação, pois possui ótima pista de grama e é um local desabitado.
Os pilotos estão bem e não sofreram lesões, houve apenas danos na aeronave. Os pilotos foram encaminhados ao Hospital da Polícia Militar para avaliação médica. O acidente deve ser investigado pelo CENIPA e pelo Grupamento Aéreo. O helicóptero possui motor a pistão e utiliza gasolina de aviação. O Helicóptero passa por manutenção regular e existe empresa contratada para esse serviço. Não existe previsão de retirada do helicóptero do local do acidente.
O Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo possui Escola de Aviação, homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para a formação seus próprios pilotos. Os pilotos são selecionados em concurso interno na Polícia Militar e realizam diversos cursos até chegarem a ser comandantes de aeronave e instrutores de voo. A Escola funciona desde maio de 1996.