Rondônia – O helicóptero Falcão 01, da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania – SESDEC, esteve em operação de apoio ao Setor Regional de Criminalística de Guajará-Mirim nos dias 30 de abril e 1º de maio. Nessa operação foram realizados diversos vôos em áreas localizadas no PIC Sidney Girão e linhas vicinais do Ribeirão, com levantamentos periciais em locais de desmatamentos anteriormente registrados.
No total, 36 áreas foram periciadas. Se feitas por via terrestre, essas perícias demandariam no mínimo 36 dias para serem realizadas, já que devido as grandes distâncias, só é possível em condições normais o levantamento de apenas uma área por dia.
A equipe do Falcão 01, composta pelo piloto, Cap PM Leal, e a equipe de apoio em terra, sub-tenente PM Jackson, APC Tibúrcio e APC Iuri, realizaram v0os de apoio ao 6º BPM até o dia 03/05.
Os peritos criminais, Pio Renato Faccioni e Isaac Pessoa, consideraram a missão um sucesso total, pois o uso do helicóptero em perícias ambientais, segundo eles, agiliza enormemente o levantamento de dados, além de constituir uma plataforma de observação privilegiada.
Em virtude do êxito desse trabalho, espera-se que a SESDEC possa continuar apoiando e promovendo ações desse tipo com regularidade.
Fonte: O Mamoré