Um dos helicópteros da Secretaria Nacional de Segurança Pública está apoiando ações de policiamento aerotransportado na região metropolitana de Cuiabá. A SENASP liberou a aeronave, que presta serviços na Força Nacional de Segurança, para apoiar o Centro Integrado de Operações Aéreas do Estado (CIOPAER) enquanto uma das aeronaves, o Águia 2 passa por manutenção no Estado de Minas Gerais.
O helicóptero da SENASP é tripulado por um piloto da Força Nacional de Segurança e um do CIOPAER. Esta é a segunda vez neste ano que a Senasp apóia Mato Grosso cedendo temporariamente uma aeronave para trabalhos operacionais.
OPERAÇÕES AÉREAS INTEGRADAS
Mais de 600 horas de voo durante o primeiro semestre de 2009 é a marca do Centro Integrado de Operações Aéreas em ações de busca, resgate e salvamento. O valor total de horas em voo gera uma média de 3,4 horas por dia, de janeiro a julho, com a utilização das quatro aeronaves do Centro Integrado.
Ao todo, foram realizadas 314 atividades do CIOPAER. Destas, 204 foram operações de cunho policial, 27 operações integradas, 20 ações em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), 34 pelo Corpo de Bombeiros, em ações de busca e salvamento e 29 voos para apoio a outros órgãos do governo e ações diversas.
O trabalho do CIOPAER é desenvolvido por uma equipe composta por 44 profissionais, entre policiais militares e civis e Bombeiros Militares.
Atualmente, o Centro Integrado de Operações Aéreas conta com quatro aeronaves para desenvolvimento de suas atividades, sendo dois helicópteros modelo Esquilo (um próprio e outro locado) e dois aviões de pequeno porte, um monomotor e um bimotor. Um segundo helicóptero está sendo adquirido com recursos do Ministério da Justiça e Governo de Mato Grosso.
Fonte : Raquel Teixeira, Casa Militar do Mato Grosso.
Fotos: Casa Militar do Mato Grosso.