Tocantins – Na tarde de sexta-feira (24), a aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) realizou a remoção aeromédica de um paciente internado no Hospital Regional de Porto Nacional, para o Hospital Geral de Palmas (HGP).
A equipe do helicóptero Tocantins 01 da SSP, foi acionada pelo Samu e decolou, às 13h45min com destino a Porto Nacional, levando a bordo um médico, um enfermeiro do Samu, além de um tripulante operacional. Efetuaram a remoção aeromédica de um paciente de 66 anos, o qual havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral e precisava ser transportado imediatamente para o hospital da Capital.
A aeronave pousou em um campo de futebol que fica atrás do HRPN. O paciente foi embarcado e levado para Palmas. Em aproximadamente uma hora, o paciente chegou no HGP e foi entregue aos cuidados da equipe multidiciplinar d Unidade de Saúde.
A pronta resposta da equipe do Ciopaer fez com que o paciente vítima de AVC pudesse receber o atendimento médico especializado de que precisava em um curto espaço de tempo, aumentando suas chances de sobrevivência.
Na manhã de sábado (25), a equipe do CIOPAER foi acionada novamente para efetuar uma remoção aeromédica de Miracema para a Capital. Desta vez foi o SAMU Palmas que solicitou o apoio do helicóptero Tocantins 01.
Um paciente de 91 anos precisava ser transportado para para o Hospital Geral de Palmas (HGP). O transporte foi realizado e o paciente entre à equipe médica do hospital. Essas missões tem ocorrido com frequência em Tocantins e oferece à população um serviço com a rapidez e qualidade necessários.
Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins.