Londres, 30 nov (EFE).- Um helicóptero da polícia caiu no telhado de um pub na cidade de Glasgow, na Escócia, sem que, por enquanto, se saiba se há vítimas mortais, informou neste sábado o ministro principal escocês, Alex Salmond.
A polícia da Escócia confirmou que uma de suas aeronaves, tripulada por dois agentes e um piloto civil, caiu às 20h25 (de Brasília) da sexta-feira sobre o pub The Clutha, na rua Stockwell. As autoridades acreditam que cerca de 120 pessoas poderiam estar no interior do pub na hora do acidente.
“Por se tratar de um acidente desta escala, todos devemos nos preparar para a possibilidade de mortes”, declarou Salmond através do Twitter.
O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, disse na mesma rede social que seus “pensamentos estão com todos os atingidos pelo acidente de helicóptero em Glasgow e com os serviços de emergência que estão trabalhando”.
O ministro principal escocês afirmou que as forças de resgate estão “em plena operação”, apesar de ainda não poder divulgar o número de vítimas.
A polícia informou que a aeronave acidentada era um Eurocopter EC135 T2 e garantiu, por enquanto, que não podia “confirmar detalhes sobre feridos”.
O diretor da edição escocesa do jornal “The Sun”, Gordon Smart, viu o acidente de um estacionamento próximo e, em declarações à emissora “Sky News”, descreveu a queda do helicóptero: “ele veio despencando de uma grande altura e em grande velocidade”.
“Não houve bola de fogo, nem ouvi nenhuma explosão. Caiu como uma pedra”, disse.
A polícia isolou a área e os serviços de emergência, entre eles várias ambulâncias e 15 carros de bombeiros, foram enviados ao local para dar assistência às vítimas.
O deputado trabalhista Jim Murphy testemunhou o acidente ao passar de carro perto do pub e contribuiu para formar uma corrente humana para retirar as pessoas feridas do interior do estabelecimento.
Outra testemunha disse que a banda de ska Esperanza estava tocando no local no momento do acidente. Uma mensagem postada no perfil do grupo musical no Facebook informou que seus membros “estão bem”.
A Mesquita central de Glasgow, vizinha ao pub, escreveu no Twitter que está à disposição das autoridades para ajudar no que for possível.
Nota do site:
Segundo informações, a aeronave acidentada era um Eurocopter EC135 T2 de prefixo G-SPAO operado pela Bond Air Services para a Scottish Police
Fonte: Jovem Pan / EFE