Itália – A fabricante Leonardo anunciou que o helicóptero AW109 Trekker recebeu a certificação de tipo da European Aviation Safety Agency (EASA). As primeiras entregas começarão no primeiro trimestre de 2018.
Esse certificação marca a entrada no mercado do mais novo helicóptero biturbina projetado pela Leonardo, especialmente para atender a demanda dos serviços públicos. O AW109 Trekker é equipado com trem de pouso tipo esqui e um painel digital “Genesys Aerosystems” de última geração.
O sistema de exibição do cockpit fornece aos pilotos apenas as informações necessárias para ajudar a reduzir sua carga de trabalho enquanto voam em ambientes desafiadores e em condições climáticas exigentes. O AW109 Trekker vem equipado com dois motores Pratt & Whitney PW207C equipados com FADEC.
A cabine possui o mesmo tamanho das cabines dos helicópteros biturbina AW109 Grand / GrandNew e pode acomodar até seis passageiros ou uma maca com três/quatro atendentes médicos ou ainda duas macas e dois atendentes médicos.
Certificado como single pilot, um passageiro adicional pode ser transportado no cockpit, se necessário. O AW109 Trekker incorpora muitos recursos de segurança, incluindo uma estrutura de casulos; sistema de combustível resistente a choque; Cat. A / Classe 1 em ambientes quentes e uma caixa de engrenagens principal de 30 minutos “run-dry”.
A aeronave é projetada com uma abordagem de configuração modular para atender às diferentes necessidades, desde VFR com piloto único até IFR com dois pilotos. Uma grande variedade de equipamentos estão disponíveis, incluindo um gancho de carga, guincho de resgate, holofote, alto-falantes externos, câmera FLIR (Infravermelho dianteiro), flutuadores de emergência, etc.
A Leonardo oferece aos operadores da AW109 Trekker uma série de Planos de Serviço e uma capacidade de treinamento de última geração para maximizar a segurança operacional e a disponibilidade da aeronave. Pedidos para mais de 40 AW109 Trekkers foram colocados por clientes em todo o mundo até hoje.