Tocantins – Na manhã de segunda-feira (15), duas crianças e um adulto, vítimas de um acidente com uma van, foram transferidos para o Hospital Geral de Palmas pelo helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e por um avião da Brasil Vida Táxi Aéreo.
Segundo o Dr. Luciano Lopes, médico da Secretaria de Saúde, o motorista e 35 passageiros estavam no veículo quando o acidente aconteceu na TO-040, próximo de Novo Jardim, região sudeste do estado. Duas pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas em razão do capotamento. Diversas ambulâncias e socorristas participaram do atendimento e do transporte.
As duas crianças foram levadas pelo SAMU ao Hospital Regional de Dianópolis e como o estado de saúde delas era grave, foi preciso o emprego do helicóptero “Tocantins 01”. As vítimas transferidas têm 4 meses e 6 anos e estavam com tramatismo craniano (TCE).
Segundo o Major Dalla do CIOPAER a aeronave foi acionada pela Secretaria de Saúde e decolou com destino a Dianópolis, transportando equipe médica e medicamentos, pois a quantidade de vítimas era elevada e o local não dispunha de todos os recursos.
A equipe pousou nas imediações do cartódromo do município de Dianópolis, onde as crianças foram embarcadas. Para o Dr. Luciano, que fez parte do transporte aeromédico,“o emprego da aeronave otimiza e antecipa o tratamento que deve ser feito, seja ele cirúrgico ou clínico, e isso favorece uma melhora, resultando em um menor tempo de recuperação hospitalar”.
A terceira vítima transportada foi diagnosticada com TCE e politraumatizada, consciente e estabilizada. Ela foi atendida e transportada por equipe médica da empresa Brasil Vida Táxi Aéreo, contrata pelo Estado para realizar transporte aeromédico. Ela também foi levada para Hospital Geral de Palmas.