Santa Catarina – Pela primeira vez na história do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, uma aeronave ajudará seus profissionais no salvamento, busca e resgate de vítimas, missões constitucionais afetas à Corporação que completará 84 anos de existência no dia 26 de setembro de 2010.
A solenidade de entrega aconteceu nesta manhã (20/01), no Grupamento de Busca e Salvamento, em Florianópolis e contou com a participação da Senadora Edeli Salvati, do Secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Deputado Ronaldo Benedet, de Secretários de Estado, do Comandante e do Subcomandante-Geral da Corporação, Coronéis Álvaro Maus e José Cordeiro Neto, de Oficiais e Praças do CBMSC da Ativa e da Reserva remunerada, de Militares de outras instituições, integrantes do SAMU, da comunidade e da imprensa.
A aeronave está sendo fornecida pela empresa Helisul Táxi Aéreo, modelo Esquilo HB 350 B, prefixo PT-HLU, ano de fabricação 1982, que voará de 30 a 40 horas/mês, num valor por hora voada de R$ 3.970,00, com um valor total contratado para 120 hs de R$ 476.400,00.
Trata-se de uma decisão tomada pelo Comando Geral da Corporação, apoiado pelo Secretário da Segurança Pública, tendo por pressupostos que os serviços de busca, resgate e salvamento é missão constitucional do CBMSC, inclusive as realizadas por via aérea. Estas missões vinham sendo realizadas pelas Policias Militar e Civil e continuarão em apoio às operações do CBMSC.
O CBMSC está atuando na Operação Veraneio 2010 com pelo menos 1.200 guardas vidas em terra, cujo apoio aéreo próprio e exclusivo é imprescindível. Sem dúvida, um momento histórico para o CBMSC, que assume o cumprimento de mais uma missão que lhe é afeta, fato que certamente será motivo de orgulho para todos os Bombeiros, e razão de exaltação e de aplausos da população, principalmente, quando a aeronave, com as cores do bombeiro, passar a cruzar os céus catarinenses, aumentando a segurança, pois, o socorro aéreo, também passa a ser prestado por profissionais habilitados para isso.
O Arcanjo 01, o chefe dos anjos, tem capacidade para transportar até 06 pessoas, sendo 02 pilotos, 03 tripulantes e uma vítima. Possui autonomia de vôo para 03 horas e 20 minutos e utilize o querosene como combustível. Voa a uma velocidade de 100 nós, equivalente a 180 Km por hora. Possui equipamentos especializados, como o bambi-bucket, (cesto para transporte de 500 litros de água), utilizado para controle de incêndios florestais.
Atuará sobretudo no socorrimento e salvamento de pessoas, em ações de resgates, acidentes em geral onde o tempo resposta é fator fundamental para a salvaguarda da vida do acidentado. Para isso está equipado com macas de ribanceira e equipamentos para resgate. Esta aeronave operará em parceria com o SAMU e voará do nascer ao por do sol.
CCS do Cmdo Geral CBM/SC.