Portugal – Um helicóptero AW139, matrícula EC-JOU, do Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal (INEM), sediado em Macedo de Cavaleiros, sofreu um acidente nesta segunda-feira (02) durante aproximação para pouso em uma pedreira em Mondim de Basto. Segundo informações disponibilizadas pela Proteção Civil, o helicóptero tinha sido acionado para uma queda de trabalhador em uma pedreira.
Os quatro ocupantes da aeronave (piloto, copiloto, médico e enfermeiro) sofreram ferimentos leves e foram transportados ao Hospital de Vila Real por precaução e já receberam alta hospitalar. A vítima para o qual o helicóptero foi acionado foi transportada por via terrestre para o Hospital de Guimarães, afirmou o INEM em comunicado.
Segundo o vídeo amador gravado do momento do acidente, durante o pouso, houve muita elevação de poeira devido ao fluxo de ar do rotor principal, além de haver muitas árvores no local escolhido. Um equipe do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) foi para o local realizar a ação inicial e a investigação do acidente.
Brownout
Considerada umas das causas mais comuns em acidentes com helicópteros, o brownout (clique e leia o artigo), como é chamado, é um fenômeno que muitos pilotos de helicópteros já vivenciaram durante as operações de pouso e decolagem em ambientes com areia ou partículas de poeira, o qual provoca a suspensão de nuvens de poeira devido ao downwash do rotor principal, dificultando a manutenção do voo por referências visuais.
Vídeo do momento do acidente: