Paraíba – Uma das ações da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (SESDS) durante a “Operação Verão” neste ano é o reforço do trabalho executado pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA), com o uso da aeronave Acauã 02.
Desde o dia 20 de dezembro do ano passado, quando foi iniciada a operação, 26 ocorrências foram recebidas pelo grupamento, entre resgates e de natureza policial. A atuação tem como objetivo dar mais agilidade aos atendimentos realizados nas regiões de João Pessoa e Campina Grande, abrangendo a orla e as rodovias que cortam o Estado.
De acordo com o comandante do GTA, coronel José Anchieta, as ações de socorro envolveram patrulhamento preventivo na orla, resgate por intoxicação a monóxido de carbono, afogamentos, acidentes automobilísticos e transportes inter-hospitalares. As ações policiais foram de apoio, cerco policial, patrulhamento, e roubos de carro.
“Em dezembro do ano passado, por exemplo, fizemos o transporte inter-hospitalar de um paciente do Hospital de Emergência e Trauma para o Hospital Regional Metropolitano e realizamos resgate de atropelamento, em Pitimbu. Este ano, já trabalhamos também em situações de afogamentos, acidentes e apoio a operações policiais realizadas no Estado”, frisou.
Aperfeiçoamento
Treinamentos operacionais de resgates com equipamentos especiais fazem parte da rotina dos integrantes do GTA da Paraíba. Nos dias 13 e 14 de janeiro deste ano, os policiais militares, civis e bombeiros militares que compõem a equipe realizaram treinamento teórico e prático para salvamentos e resgates.
Foram utilizados diversos equipamentos e técnicas que podem ser empregadas na aeronave: puçá, sling, maca de ribanceira, mcguire e rapel. A capacitação fez parte do Programa de Treinamento Operacional (PTO) institucionalizado pelo comando do GTA, com o objetivo principal de qualificar pilotos e operadores aerotáticos para as mais diversas ocorrências.
Os treinamentos aconteceram na Vila Olímpica Parahyba, com instruções de resgates aquáticos, que contaram com a presença de bombeiros militares do Grupamento de Aviação Operacional do Distrito Federal (GAvOp), colocando em prática a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais que atuam na área de aviação.