A fabricante de turbinas Rolls Royce aproveitou a Heli-Expo 2013 para lançar a última variante de sua consagrada turbina M250.
Os recursos da nova M250-C47E incluem um o pacote de melhoria chamado de VIP (Value Improvement Package), um sistema FADEC (Full Authority Digital Engine Control) de duplo canal e consequentemente um aumento de potência.
Greg Fedele, vice-presidente sênior de helicópteros e turbinas leves, afirmou que que a nova variante terá uma potência nominal de decolagem aumentada para 700 shp, além de uma redução no consumo específico de combustível e um aumento de confiabilidade do motor.
“Estamos lançando uma nova série de motores chamado M250-C47E. Ele incorpora um pacote que desenvolvemos no ano passado chamado de VIP, que basicamente é um kit de alta altitude/alta temperatura, bem como incorpora um novo FADEC de canal duplo”, declarou Fedele .
“Na nova variante C47E, estamos aumentando a potência de 650 shp para 700 shp, e ainda temos a capacidade de aumentar tal potência caso seja solicitado pelo cliente”. Ele observou que a nova variante da turbina possui uma configuração de montagem semelhante aos modelos C47B / M.
O cliente de lançamento do motor foi anunciado durante a própria feira, sendo que irá equipar a nova variante armada do helicóptero MD 540F.
A turbina M250 foi certificada a cerca de 50 anos atrás e, desde então, a empresa Rolls Royce entregou mais de 31.000 desses motores, com um total de mais de 223 milhões de horas voadas. O 31.000º motor foi entregue em fevereiro/2013 para o fabricante Enstrom para ser instalado no helicóptero de treinamento 480B destinado para as forças armadas japonesa.
Fonte: Rolls Royce, via Shephard.