Os órgãos de certificação aeronáutica canadense e europeu ainda não liberaram a certificação dos novos Robinson R66 para cinco lugares e solicitaram mais testes no sistema hidráulico, declarou o presidente da empresa Kurt Robinson.
As agências pediram à empresa mais testes e provas de que a capacidade do piloto em controlar o helicóptero não será comprometida se uma pequena partícula entupir uma válvula de controle do sistema hidráulico causando uma falha, declarou Robinson.
O FAA americano já concedeu o certificado de aeronavegabilidade em outubro de 2010 ao Robinson R66. No entanto, funcionários das agências canadense e européia querem que o fabricante faça mais uma rodada de testes que prove que o R66 é controlável sem um sistema hidráulico de back-up.
O R66, que é equipado com uma turbina Rolls-Royce RR300, tem atraído centenas de pedidos em sua curta história operacional. O fabricante planeja dobrar a produção para seis R66 por semana, e posteriormente aumentar a taxa novamente para oito ou 10 aeronaves por semana.
“Estamos muito satisfeitos com o que está acontecendo em todo o mundo”, disse Robinson. O fabricante Robinson em breve irá lançar novas versões do R66 dedicado à missões policiais e imprensa.
Fonte: Flightglobal