No dia 01 de agosto do corrente, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia realizou a Solenidade de elevação a Comandante de helicóptero dos MAJ PM CESAR RICARDO DE OLIVEIRA FONSECA, CAP PM ALEXANDRE AUGUSTO DE ANDRADE LOPES e CAP PM UILDNEI CARLOS DO NASCIMENTO ROCHA.
Com o objetivo de melhor atender a comunidade, por meio de respostas rápidas e adequadas, sob o viés das soluções integradas, o Comando do GRAER propicia e garante ao seu quadro técnico o aporte dos conhecimentos necessário para o desempenho das funções.
Além disso, existe a necessidade de estar alinhado, equilibrado e norteado pelos princípios da administração pública. Sendo assim, a partir do mês de agosto do ano de 2012, iniciou-se mais um Estágio de Ascensão Técnica para Piloto para Helicóptero (EATPH). A conclusão dos trabalhos desse valoroso instrumento de ensino-aprendizagem ocorreu em julho de 2013.
Para cumprimento das ações e alcance dos resultados previstos no EATPH, a que os MAJ PM CESAR RICARDO, CAP PM AUGUSTO E CAP PM UILDNEI foram submetidos para serem elevados a Comandante de Helicóptero, foram ministradas um total de 230.7 (duzentos e trinta ponto sete) horas práticas de instrução. Além das sessões práticas, houve instruções teóricas e sessões de acompanhamento psicológico, todas realizadas dentro do período aprazado.
A intenção de adotar esse modelo de estágio de média-longa duração reside na tentativa de facilitar a apropriação do conhecimento pelos instruendos e utilizar-se para isso da abordagem de aprendizagem em seus três domínios, seja ele o afetivo, o cognitivo e o psicomotor.
O seu conteúdo programático destaca-se pela abrangência e profundidade, o que confere vasta oportunidade de revisão de conhecimentos, aprendizagem e avaliação. Finalizando o processo de ensino-aprendizagem, é realizada a reunião do Conselho de Voo, onde os seus membros se manifestam de forma livre e soberana sobre o real atendimento do estagiário, aos requisitos que lhe torne pronto para o exercício da função de COMANDANTE DE AERONAVE TIPO HELICÓPTERO nesta OPM.
A cerimônia que foi realizada no hangar do GRAER, contou com a presença do Exmº Sr Cel PM Alfredo Braga de Castro, Comandante Geral da PMBA, do Ilmº Sr Cel Carlos Sebastião de Oliveira Eleutério Filho, Subcomandante Geral da PMBA, do Ilmº Sr Cel PM Paulo Faustino da Silva, Comandante de Policiamento Especializado, do Ilmº Sr Ary Pereira de Oliveira, Subsecretário de Segurança Pública da Bahia, do Ilmº Sr Delegado Hélio Jorge Oliveira Paixão, Delegado Geral da Polícia Civil da Bahia, da Ilmª Srª Maria do Carmo Freaza Garcia Cervino, Procuradora do Estado. Presentes, também, diversas outras autoridades, civis e militares, bem como familiares dos Maj PM César Ricardo, Cap PM Augusto e Cap PM Uildnei, além de todo efetivo do GRAER/BA.
Durante o ato cerimonial, os Maj PM César Ricardo, Cap PM Augusto e Cap PM Uildnei foram conduzidos ao local de destaque no cerimonial. Em seguida foi entoado o Hino Nacional Brasileiro por todos os presentes.
Prosseguindo com o ato solene, foram convidados os instrutores para recebimento dos seus respectivos certificados, estes que propiciaram dar desenvolvimento ao processo de ensino-aprendizagem do estágio, permitindo com isso que os objetivos fossem atingidos. Atuaram como instrutores os Maj PM Carlos Renato Lima da Silva, Maj PM Reinaldo Souza dos Santos, Cap PM Hérlon Conceição Santos Lima e o Cap PM Rogério Sena Aragão.
Em seguida foi lida a Ata de conclusão do estágio, pelo Cap PM Ednaldo, Chefe da Unidade de Instrução e Treinamento do GRAER, e entrega dos CERTIFICADOS de conclusão do EATPH aos Maj PM César Ricardo, Cap PM Augusto e Cap PM Uildnei, os mais novos COMANDANTES DE HELICÓPTERO, ato feito pelo o Exmº Sr Cel PM Alfredo Castro, Comandante Geral da PMBA. Ato contínuo foi procedida a troca dos DISTINTIVOS DE ESPECIALIZAÇÃO, pelo Ten Cel PM Lázaro, Comandante do GRAER. Coroando este momento foi feita a ENTREGA DOS CACHECÓIS DE COMANDANTE DE AERONAVE, símbolo histórico da aviação mundial.
Estes gestos materializam a elevação técnico-profissional do Oficial ao GRAU DE COMANDANTE DE HELICÓPTERO. Durante o ato de entrega dos cachecóis, os familiares dos concluintes foram convidados a participarem de tão importante momento vivido pelos Oficiais Pilotos.
Emocionado, o Maj PM Cesar Ricardo, representando os concluintes, realizou o pronunciamento, onde primeiramente utilizou um verso da música da banda Cidade Negra que diz: “você não sabe o quanto eu caminhei, pra chegar até aqui, percorri milhas e milhas antes de dormir, eu não cochilei…” enfatizando também a formação escolar dos concluintes, todos egressos do Colégio da Polícia Militar (CPM), agradeceu a Deus, as suas famílias, ao Comandante, Oficiais, praças e funcionários civis do GRAER, enfim, todos que contribuíram nas suas formações, permitindo que galgassem tão importante função.
O Boletim Interno Especial foi lido pelo Ten Cel PM Lázaro, Comandante do GRAER, onde citou os motivos que o levaram a decisão de submeter os Maj PM César Ricardo, Cap PM Augusto e Cap PM Uildnei ao EATPH, deixando claro o resultado esperado ao final do estágio, onde os alunos deverão ser capazes de desenvolver um comportamento efetivo para o desenvolvimento das atividades aéreas de alto risco da aviação Policial. Essa atividade é considerada como complexa e, ainda assim, não deve prescindir da segurança das ações, haja vista a presença de cenários, por vezes, repletos de ameaças.
Finalizando o ato solene, foi lida a palavra do Exmº Sr Cel PM Alfredo Braga de Castro, Comandante Geral, e em ato contínuo, todos entoaram a canção Força Invicta, Hino Oficial da Polícia Militar da Bahia e foram brindados com um breve coquetel servido no hangar do GRAER.
E assim se encerra mais um dia de vitória do Grupamento Aéreo, restando dar boa sorte aos mais novos Comandantes de Aeronave da Polícia Militar da Bahia. Desejamos sucesso na nova função e que Deus os ilumine no caminho das boas decisões.
Confira as fotos: