Ceará – Os guarda-vidas da 1ª Sessão de Salvamento Marítimo (1ªSSMAR) realizaram um treinamento de resgate de vítimas (afogamento) partindo de helicópteros. As instruções ocorreram nos dias 30 e 31/01, iniciando com a parte teórica para, por fim, dar início à prática em parceria com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPAER).
Antes do treinamento, os 64 guarda-vidas do Corpo de Bombeiros foram divididos em duas turmas e receberam dos instrutores e monitores da Ciopaer aulas teóricas de noções de segurança de voo, sinalização terra-ar, aproximação da aeronave, embarque e desembarque estático e dinâmico, fraseologia de voo e Gerenciamento de Recursos da Tripulação, totalizando oito horas/aula. O Comandante da 1ªSSMAR, Major QOBM Jectan Oliveira buscou simular situações que podem acometer o guarda-vidas durante o seu serviço.
Os profissionais também executaram atividade prática de uma técnica denominada helocasting. Nela, o efetivo foi dividido em quartetos e embarcou na aeronave modelo EC 145 C2, no heliponto próximo ao Quartel do Bombeiros, na Avenida Presidente Castelo Branco.
Da aeronave, eles foram lançados ao mar cerca de 100 metros da praia, simulando uma ação de resgate de vítima de afogamento. “Embora não seja comum o embarque do efetivo de guarda-vidas nas aeronaves da segurança pública, o trabalho destas equipes tem grande sinergia com a atividade da Ciopaer nas missões no litoral, podendo eventualmente necessitar aproximar-se da aeronave ou mesmo realizar o embarque”, destaca o relações públicas da Ciopaer, tenente coronel Marcos Costa.
Antes de saltar do helicóptero EC145, os guarda-vidas treinaram saltos da plataforma da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) para que, gradativamente, esses profissionais tão habituados com o meio aquático pudessem se adaptar à altura.
Fonte: SSPDS