São Paulo – Os guardas-vidas que vão trabalhar durante a temporada de verão com as equipes do helicóptero Águia da Polícia Militar realizaram nesta quarta-feira (21) na praia Massaguaçu, em Caraguatatuba, um treinamento e ação para a Operação Praia Segura.
O comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) no Litoral Norte, capitão João Batista Rapaci, explica que o objetivo é preparar o efetivo para atuar em conjunto com os socorristas que estiverem na aeronave.
Como o helicóptero ficará em Ubatuba, a maior parte dos envolvidos é desse município, MS participam do treinamento bombeiros marítimos de toda a região. “Importante que a guarnição tenha um treinamento padronizado para atender as ocorrências, que todos falem a mesma língua com procedimentos de resgate, embarque e desembarque, o que fazer em caso de acidente”, esclarece Rapaci.
A Operação praia Segura vai de 1º de dezembro a 31 de março e o Litoral Norte deve receber 205 guardas-vidas temporários contratados pelas prefeituras e Estando, sendo 40 em Caraguatatuba, 68 em São Sebastião, 85 em Ubatuba e 12 em Ilhabela.