Santa Catarina – Um caso de afogamento grau 6, o mais grave na escala de classificação desse tipo de ocorrência, foi revertido depois de 20 minutos de trabalho de ressuscitação em Balneário Camboriú, no final da manhã deste domingo (7).
Um homem de 40 anos, morador de São Paulo, desmaiou dentro do mar após passar mal, na praia de Laranjeiras. Como engoliu bastante água, teve uma parada cardiorrespiratória.
“O atendimento inicial foi feito pelos guarda-vidas, por cinco minutos. Em dez minutos, a equipe do helicóptero Arcanjo continuou com os procedimentos de socorro e, em 20 minutos, o banhista foi reanimado”, informou o capitão André Pratts, comandante da equipe de socorro aéreo dos Bombeiros, que também integra socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Conforme o comandante, apesar dos batimentos cardíacos terem sido estabilizados, o turista precisou ser entubado para respiração mecânica e foi encaminhado para o hospital Ruth Cardoso.
O empenho dos socorristas pela vida do turista chamou a atenção dos banhistas locais, que vibraram, junto à equipe, o momento em que houve a reversão do afogamento. O atendimento na praia foi encerrado sob os aplausos de uma multidão.
“Quando o médico falou ‘ele voltou’, parecia final de Copa de Mundo, todo mundo torcendo junto. É muito gratificante ver nosso trabalho reconhecido, ver toda uma multidão torcendo pela vida do outro, o reconhecimento não tem Preço!”, disse o comandante.
Fonte: ND.