Piauí – Madrugada de sexta-feira,23 de agosto de 2013, por volta das 01:30 horas, a população de Aroazes, pequena e pacata cidade situada ao sul no interior do Piauí tem seu sono abalado pelo barulho ensurdecedor de explosões de dinamites. São explosões causadas por bandidos que, em número de quatro e fortemente armados com pistolas e metralhadoras, destroem por completo a única agência bancária existente no lugar.
A agência do Bradesco foi invadida e totalmente destroçada e de lá, os marginais subtraíram todo o dinheiro existente no caixa eletrônico.
Trata-se de mais um evento criminoso praticado com uso de explosivos, modalidade de furto qualificado cuja origem deu-se em grandes centros urbanos do sul do pais e agora está sendo praticado em várias cidades do interior nordestino, onde a fragilidade do sistema de segurança de bancos privados, propicia aos bandidos a quase certeza da impunidade.
Desta feita a situação mostrou-se contrária a vontade dos meliantes. Na fuga os marginais sofreram um acidente na PI-226 que liga o município de Aroazes à BR 316 e, sem condições de continuarem fugindo, abandonaram o veículo embrenhando-se nas matas da proximidade.
A polícia local foi acionada, começando as diligências por pedir reforço ao policiamento das cidades vizinhas e ao Comando do Policiamento do Interior. Em questão de minutos o cerco policial foi formado na região com intuito de capturar os criminosos.
O Grupamento Tático Aéreo da PMPI (GTAP), foi enviado a local para dar apoio às equipes de solo, fato que em muito contribui para a eficiente operacionalização das ações de captura dos bandidos. Em menos de vinte e quatro horas, após a realização de voos de buscas e reconhecimento do terreno, a quadrilha foi localizada após tentarem conseguir o acesso a BR 316 de onde pretendiam conseguir fugir utilizando-se de algum meio de transporte.
Na ocasião houve trocas de tiros entre polícia e bandidos que, acuados pelo cerco policial, novamente embrenharam-se pela mata nas proximidades do local do tiroteio, nesta ocasião o GTAP, utilizando-se da aeronave Robson 44 II, realizou a perseguição dos suspeitos por curto período de tempo, efetuando a prisão de um dos meliantes e identificação do local onde homiziavam-se os demais.
Após a prisão do primeiro suspeito as ações de polícia continuaram, desta feita, pelo solo e com a participação do efetivo do BOPE, FORÇA TÁTICA DE PICOS, POLICIAIS DE VALENÇA-PI e PM da cidade de Arroazes. Horas depois o restante do bando foi preso, alguns em locais bem distante da cidade de Arroazes. A ocorrência rendeu pontos positivos para a Polícia Militar do Piauí que não só prendeu os assaltantes como também através destes desarticulou uma quadrilha de arrombadores que atuavam em vários estados do nordeste, apreendeu armas e dinamite utilizadas para as praticas delituosas.
O comandante do Grupamento Tático Aeropolicial, Ten Cel QOPM Gomes, foi responsável direto pelo comando das operações, auxiliado na ocasião pelo Ten Cel QOPM Josuer Saraiva e pelo Sub-Cmt Ten QOPM Veloso, contando ainda com apoio inestimável da equipe de solo do GTAP.
Fonte: GTAP/PI