São Luís – Por volta das 16:oo horas do dia 29 de Janeiro, o Grupo Tático Aéreo, GTA-MA, foi acionado para realizar um salvamento no mar. Um praticante de Kitesurf estava à deriva no mar e a correnteza o estava arrastando. Com a média de 20kt de ventos constantes na capital do Maranhão e mar com poucas ondas, a pratica do referido esporte é muito grande e cresce a cada dia.
O problema é que na época de chuvas, o vento para subitamente e pode pegar algum praticante de surpresa. O litoral Maranhense também possui a maior variação de maré do Brasil que pode chegar a 8 metros, ocupando até 400 metros de praia. São Luís é uma Ilha que tem entrada para duas baías, São Marcos e São José, que possuem fortes correntezas.
O surfista estava cansado e não conseguia nadar, pois estava atrelado ao equipamento, após a chegada da aeronave Esquilo do GTA/MA e do lançamento do Operador na água, o equipamento foi solto e o resgate foi realizado com sucesso.
Uma Viatura do SAMU foi acionada e deu continuidade ao atendimento. Posteriormente o equipamento foi resgatado pela equipe do Corpo de Bombeiros.
Tripulação:
Comandante: Kolmogoroff;
Copiloto: Guilherme;
Operadores: Elias(Salva-Vidas) e Jansen(Embarcado).
Fonte: Resgate Aéreo.