Amapá – Em locais de difícil acesso, onde o transporte é realizado em barcos ou com animais de tração, o helicóptero Gavião 01 do Grupo Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Segurança Pública é utilizado para ajudar no socorro e transporte dessas pessoas. Nesses últimos dias sua atividade foi intensa e precisou realizar diversos transportes.
Na tarde de quinta-feira (05), a equipe do Gavião 01 decolou para a Vila Progresso, a fim de transportar uma jovem, com 37 semanas de gestação, que estava entrando em trabalho de parto e necessitava ser transportada para atendimento especializado em Macapá.
Na sexta-feira (06), o transporte foi de uma criança de 06 anos, que após sofrer acidente, fraturou o úmero. No domingo (08), um homem de 25 anos, com trauma torácico, com suspeita de fratura de costela, precisou ser transportado de São Benedito do Pacuí para Macapá e no final da tarde de segunda-feira (09), uma criança de 8 anos, picada por uma cobra venenosa no lado direito do rosto, foi socorrida pela equipe e transportada da localidade de Coatá para Macapá.
Todos os pacientes foram levados pela equipe até o hangar do Estado, em Macapá, onde uma ambulância do Corpo de Bombeiros aguardava para transportá-los ao Hospital de Emergência, na capital.