O Grupo Tático Aéreo do Maranhão está sendo coordenado, desde o dia 2 de Julho, pelo major do Corpo de Bombeiro do Maranhão Wellington Oliveira dos Reis. O atual coordenador do GTA pretende buscar maior integração com os órgãos do sistema de segurança e ampliar essa parceria; otimizar a organização interna e desenvolver um trabalho de ampla divulgação das ações do GTA; fazer planejamento de qualificação e instrução do pessoal, tanto na área policial como de resgate aéreo.
“O GTA é uma referência nacional. Atua em operações de impacto e é um instrumento eficiente. Possui recurso humano qualificado, materiais e equipamentos específicos tanto policiais como de resgate, bem como os tipos de aeronave que atuam aqui. Além de toda a estrutura para manutenções das aeronaves de forma preventiva e corretiva”, pontuou o novo coordenador.
O Grupo Tático Aéreo é um grupo especial subordinado diretamente ao secretário de Segurança Pública do estado. Foi fundado no ano de 1997, com a finalidade de combater o crime organizado, bem como dar suporte especializado aos órgãos da Secretaria de Segurança Pública. Compõem o grupo, agentes e delegados da Polícia Civil, oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Os integrantes do GTA são recrutados por meio do Curso de Operações Aérea (COA), que tem duração em média de dois meses.
Atualmente, o GTA possui um efetivo de 48 homens, entre pilotos e operadores. Uma vez por semestre a equipe passa por uma requalificação, cuja ações são planejadas e executadas pela seção de ensino do grupamento. O GTA é composto por cinco aeronaves, sendo dois helicópteros modelo esquilo; um EC-145, uma das maiores do país destinado a ações de segurança e dois aviões de pequeno porte, que ficam no Hangar do aeroporto Marechal Cunha Machado.
Compete ao GTA atuar em ações e operações policiais; patrulhamento urbano, rural, ambiental, litorâneo e de fronteiras; escoltas e transporte de dignitários, presos, valores, carga, busca e salvamento; resgates e remoções aeromédicas; transportes de enfermos e órgãos humanos. Também apoia ao cumprimento de mandado judicial; combate ao tráfico de substâncias entorpecentes, incluindo localização e erradicação de plantios; ações em situações de calamidade pública e de defesa civil; prevenção e combate a incêndios florestais e urbanos; controle de distúrbios; plataforma de observação; monitoramento de rodovias; apoio ao governo do estado e a órgãos governamentais federais, estaduais e municipais.
Uma equipe do GTA/MA esteve em Natal, entre os dias 7 e 27 de junho deste ano, atendendo a uma solicitação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), dando apoio as missões aeromédicas durante a realização da Copa do Mundo.
O Major Wellington Oliveira atuou como ajudante de ordens do comandante geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão; chefe de equipe do GTA; comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar); comandante do Colégio Militar 2 de Julho; comandante do 1º, 2º e 7º GBM, o último com sede no município de Timon.
Fonte: Casa Civil do Maranhão.