Maranhão – Na manhã de hoje (10/07) o Grupo Tático Aéreo – GTA foi acionado para, em conjunto com equipe médica da SES, realizarem o atendimento de dois pacientes do interior do estado que se encontravam necessitando de uma rápida intervenção medica e precisavam ser transportados para um Hospital de referência em São Luis.
O primeiro se tratava do paciente: José Mariano Rodrigues Nascimento, de 28 anos, com ferimentos por arma branca. O mesmo deu entrada no hospital da Santa Casa de Cururupu. O paciente foi estabilizado e transportado no helicóptero do GTA e posteriormente conduzido ao hospital Socorrão II.
O segundo caso se tratava de Ronaldo Pereira Rodrigues,17 anos. O mesmo estava com graves ferimentos decorrentes de disparo acidental de arma de fogo. O paciente deu entrada na Unidade Mista de Alcântara com lesão em região inguinal, com total de 3 perfurações e apresentando quadro de paradas cardiorrespiratórias.
A equipe médica fez os procedimentos para entubá-lo, estabilizá-lo e em seguida, a bordo da aeronave do GTA, foi transportado para o Socorrão I.
Tempo resposta
No caso do primeiro município (Cururupu), para o deslocamento terrestre em ambulância, levaria cerca de 06 horas e 50 minutos. O translado de helicóptero levou 01 hora (ida e volta).
Do segundo município (Alcântara), via terrestre levaria 06 horas e 30 minutos ou ficaria a mercê dos horários do “Ferry Bout”, que levaria no mínimo 03 horas. Com o helicóptero foram 12 minutos nos traslados de ida e volta.