Pernambuco – Entre os dias 11 e 15 de setembro aconteceu o II Curso de Formação de Brigadas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, ministrado por instrutores do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – Prevfogo, no município de Garanhuns. As aulas teóricas foram ministradas nas instalações do Centro de Turismo e Lazer – CTL de Garanhuns (hotel do SESC), e a parte prática do curso ocorreu nos arredores da barragem do Cajueiro, a 15 km de Garanhuns.
Em maio deste ano, foi autorizada pela coordenação nacional do Prevfogo, em Brasília, a realização do curso, fruto de parceria firmada entre o 6º Grupamento de Bombeiros (6ºGB), do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.
A iniciativa ocorreu devido ao aumento das ocorrências de incêndios florestais na área de cobertura do 6º GB, cuja sede está localizada no município de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, comprometendo a fauna e a flora da região e pondo em risco os habitantes das áreas rurais e urbanas próximas das ocorrências registradas.
O comando do 6º GB considera que para haver uma resposta mais adequada e eficiente em situações emergenciais de incêndios florestais, não há outra forma além da participação de diversos órgãos, sejam eles municipais, estaduais ou federais, devidamente integrados, demandando padronização de ações, trabalho em equipe e busca de resultados comuns, com foco na prevenção, combate e a extinção do incêndio florestal.
Como o helicóptero é uma das ferramentas mais eficientes e importantes para o combate a este tipo de incêndio, com o uso do bambi bucket, e no transporte de equipes aos locais atingidos pelo fogo, o Grupamento Tático Aéreo – GTA participou das instruções práticas, permitindo que os alunos do curso tivessem oportunidade de conhecer o helicóptero, a operação do bambi bucket, bem como exercitarem o embarque e o desembarque na aeronave.
O treinamento ocorreu durante simulado de combate a incêndio florestal executado no terreno, com fogo real, nos dias 13 e 14 de setembro.