Paraíba – Na tarde dessa quarta-feira (15), o Grupo de Resgate Aeromédico Estadual (Grame), por meio da Secretaria de Estado da Saúde, fez mais um voo pela vida. Um menino de 9 anos foi transferido da cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão do estado, para Campina Grande.
A criança foi vítima de atropelamento ao descer do ônibus escolar, na terça-feira (14), passou pelo primeiro atendimento no Hospital Regional de Cajazeiras, onde foi identificado um Trauma Cranioencefálico (TCE). Em estado grave, ele precisou ser transferido pela aeronave do Grame até o aeroporto de Campina Grande, e em seguida foi levado na ambulância do Coração Paraibano até o Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes.
A médica generalista Társila Almeida recebeu o garoto e encaminhou para os procedimentos médicos de emergência. “A criança permanece na UTI pediátrica aqui da unidade, com os sinais vitais todos normais, sendo acompanhada pela equipe de neurocrirurgia”, informa.
O Grame atua na Paraíba desde 2021, transportando pacientes que precisam de cuidados em outras unidades hospitalares, sejam elas dentro ou fora do estado. Além do serviço de ambulância aérea, o Grame também trabalha no transporte de órgãos e tecidos. Atualmente, o transporte aeromédico estadual conta com duas aeronaves disponíveis, uma delas com autonomia de 4h30min de voo.