Rio de Janeiro – A Polícia Militar do Rio de Janeiro lançou nessa sexta-feira (4) um projeto piloto de radiopatrulhamento com as aeronaves do Grupamento Aeromóvel (GAM) na área do 3º Comando de Policiamento de Área (CPA), responsável pelo policiamento da Baixada Fluminense.
A aeronave ficará à disposição dos policiais do 20º Batalhão de Polícia Militar (Mesquita) para auxiliar no atendimento às ocorrências despachadas pelo Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (CECOPOM).
O foco do trabalho será auxiliar o policial em solo com informações privilegiadas, em tempo real, com as imagens transmitidas pelas câmeras FLIR (Forward Looking Infra Red) instaladas nos helicópteros da PM. Essa ação irá otimizar o atendimento, principalmente em casos de policiais feridos em serviço, roubo de veículos, roubo de cargas, cerco a criminosos em fuga, sequestro, roubos a estabelecimentos financeiros, bem como apoio nas vias expressas.
A aeronave também poderá realizar patrulhamento preventivo nos horários e áreas de maior incidência criminal. Inicialmente será implementado na área de policiamento do 20º BPM e posteriormente estendido para as áreas do 15º BPM (Duque de Caxias) e do 21º BPM (São João de Meriti), todas subunidades do 3º CPA. O patrulhamento poderá ser estendido para outras Unidades, conforme avaliação estratégica do Estado-Maior Geral Operacional da PM do Rio.