Pará – O Grupamento Aéreo da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Graesp), juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), promoveu nesta segunda-feira (18), às 8h30, no auditório do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, o I Workshop Aeromédico do Estado. O evento discutiu a rotina e o incremento no serviço aeromédico público oferecido pelo Estado.
O workshop reuniu público formado por representantes da área da aviação, segurança pública e privada, além de profissionais do setor de saúde. Participaram profissionais de saúde e da aviação do estado (capital e interior) e de profissionais do Estado do Paraná, Brasília, além da Força Aérea e Marinha.
Das 1.989 operações aéreas de segurança e defesa social feitas em 2015 no Pará, 309 foram de transporte aeromédico em várias regiões, entre elas Xingu e Marajó. Em 08 anos de aeromédico foram transportamos 1.970 pacientes. O tempo médio de cada remoção ou transporte aeromédico é de 3 horas de voo. A região mais atendida é a ilha do Marajo, com 80% dos atendimentos.
Ao abrir o evento, o secretário de Estado de Segurança Pública, Jeannot Jansen, destacou a importância de instruir os profissionais participantes no socorro a vítimas, sobretudo nas de longas distâncias e com demandas de atendimento médico que requerem maior complexidade. “É uma forma de buscarmos cada vez mais prestar um serviço de atendimento eficiente para quem de fato necessita. Para isso é fundamental a integração entre os órgãos de segurança e da saúde”, disse.
Na sequência, vários temas foram tratados por profissionais já experientes em transporte aeromédico, como o brigadeiro médico Eduardo Camerini, que deu várias instruções técnicas aos mais de 200 participantes inscritos no workshop.
Na programação foram apresentados temas como “Linhas de cuidados do AVC”, “Regulação médica”, “Transporte de paciente crítico em aeronave de asa rotativa”, “Meteorologia aplicada à segurança do voo”, “Fisiologia do voo”, “Segurança de Voo” e “Análise postural de uma tripulação de saúde em uma aeronave de asa rotativa”. Saiba quem palestrou.
O evento, que tem apoio do Hospital das Clínicas, foi acompanhado de perto pelo diretor do Graesp, tenente coronel PM Josilei Gonçalves, e pela secretária adjunta de Estado de Saúde, Heloísa Guimarães.
Durante o Workshop, após a palestra: “Análise postural de uma tripulação de saúde em uma aeronave de asa rotativa”, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o novo helicóptero biturbina modelo EC 145 adquirido para fortalecer o combate à criminalidade e o atendimento aeromédico na região do Xingu, área de influência da Usina Hidrelétrica Belo Monte. A aquisição da aeronave beneficiará diretamente 11 cidades, entre elas Altamira, Anapu, Brasil Novo e Vitória do Xingu.
De fabricação alemã, o helicóptero foi adquirido nos Estados Unidos e tem capacidade para transportar até 11 passageiros, incluindo equipe médica e pacientes, em casos de atendimentos aeromédicos. Também permite assistência a múltiplas vítimas, já que dispõe de amplo espaço interno e é dotado de uma mini UTI.
O GRAESP possui atualmente 11 aeronaves, sendo: 05 esquilos AS350, 01 EC 145, 01 EC 130 B4, 02 Caravans, 01 King Air C90 e 01 Xingu.
Conhecendo o EC 145: