Grupamento Aéreo de São Paulo realizou encontro para discutir emprego de VANT

- Anúncio -

São Paulo – No dia 29/04 no auditório do Centro de Operações da Polícia Militar – COPM aconteceu o 1º Encontro de Segurança de Voo sobre VANT do Grupamento de Radiopatrulha Aérea “João Negrão”.

A crescente difusão de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) no Brasil e sua constante utilização vem trazendo questionamentos sobre seu emprego e também sobre sua real segurança. Muitas vezes seu uso coloca em risco a aviação e existem estudos e medidas sendo estudadas e adotadas pela ANAC e DECEA.

O Comandante Geral da Polícia Militar, Cel PM Ricardo Gambaroni, realizou a abertura do encontro, acompanhado do Cel PM Falconi, Comandante do Grupamento Aéreo.

O evento teve a participação de representantes da ANAC, DECEA, empresas de Vant, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Policiamento Ambiental, Policiamento Rodoviário, do Grupamento de Radiopatrulha Aérea e de representantes da aviação civil.

vant9

Os assuntos tratados foram:

 – Regulamentação da Operação e Certificação de VANT – Sr Rafael Gasparini Moreira e Sr Ailton  José de Oliveira Junior – ANAC

Operação com VANT: Regulamentação e Riscos à Circulação Aérea – 1 º Ten Esp CTA Valdeci de Lima Alves – SRPV-SP

Performance e Avanços Tecnológicos dos VANT – Itay Sherman – IAI

Operação com VANT no Policiamento Ambiental – Maj PM Luis Gustavo Biagioni – CPAmb

O evento tratou de assuntos sobre regulamentação, operação, certificação e segurança de voo. Foi possível observar que existe um alinhamento sobre o tema e uma grande preocupação sobre a segurança nas operações.

A fiscalização de abusos foi tema do debate final e isso ainda é um tema complexo, pois nenhum dos órgãos responsáveis possuem estrutura para absorver essa tarefa. Ficou claro que existe grande preocupação em apresentar regulamentação dessa atividade, buscando a formalização do emprego do VANT, assegurando o voo compartilhado do espaço aéreo com segurança.

Todos tem interesse na regulamentação do emprego do VANT, pois, além da segurança pública e da defesa, atividades civis ganharão com essa nova forma de serviço.

Confira as fotos:

Fotos: Eduardo Beni.

- Anúncio -