Bahia – Com a missão de proteger e salvar, o Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar completou na segunda-feira (8), 15 anos. Além de 645 vidas salvas durante este período, a unidade especializada atua diariamente dando suporte nas ações preventivas e repressivas contra o crime organizado.
No mês de outubro deste ano, a unidade realizou cinco resgates, três transportes inter-hospitalares e empregou aeronaves em 32 operações aéreas.
As principais atividades desenvolvidas são resgate, aerofotografia, busca e salvamento, combate a incêndio florestal, transporte de mantimentos, remédios e material bélico, entre outras funções. A unidade também ministra o Curso de Operador de Aeronaves Remotamente Pilotadas (CORPAS), tendo formado mais de 700 alunos.
O tenente-coronel Wolney Anderson Santos, comandante da unidade, destaca as importantes operações em 2021. “Nos últimos meses, além do trabalho convencional, atuamos no combate aos incêndios florestais e também na distribuição de vacinas contra a covid-19”, ressaltou o oficial.
A sede da unidade especializada fica no Aeroporto Internacional de Salvador. Nas cidades de Barreiras e Lençóis, o GRAER possui Bases Avançadas que garantem um suporte em ações nas regiões Oeste e da Chapada Diamantina.
A Unidade Aérea Pública possui atualmente sete aeronaves e 120 policiais, nas funções de piloto, mecânico, tripulante operacional, médico, assistente social, psicólogo e guarda.