Bahia – Em dois dias, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia realizou dois transportes aeromédicos de vítimas de infarto agudo do miocárdio (IAM). O primeiro socorro do ano aconteceu na manhã de quarta-feira (03). O helicóptero Guardião 02 realizou o transporte aeromédico de Maria Domingas do Nascimento Amaral, 62 anos, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Dias D`Ávila para Salvador.
Em 15 minutos, a aeronave pousou no heliponto do Departamento de Polícia Técnica, onde uma ambulância do SAMU já aguardava para conduzir ao destino final, o Hospital Santa Isabel. A rapidez na remoção foi fundamental para preservar as condições de saúde da mulher.
O segundo socorro aconteceu na manhã de quinta-feira (04). O helicóptero Guardião 05 encontrava-se na Ilha de Itaparica participando da Operação RMS (Região Metropolitana de Salvador), que envolveu tropas especiais da PM no combate ao crime, quando foi acionado.
A Central de Operações recebeu uma ligação para o transporte do paciente Dagoberto Santos de Oliveira, de 68 anos, vítima de IAM. Imediatamente o helicóptero seguiu para buscar uma médica do SAMU em Salvador, que voou com a tripulação até a UPA de Mar Grande.
O paciente foi embarcado com segurança e em 10 minutos estava no heliponto do Departamento de Polícia Técnica, de onde seguiu de ambulância até o Hospital Português para angioplastia.
Essa foram as primeira vidas salvas pelo GRAER em 2018, ao longo do ano passado mais de 50 pessoas foram resgatadas em situações onde o socorro precisa chegar voando.
“As tripulações do GRAer são formatadas e estão aptas a atender diferentes ocorrências de alta complexidade que se apresentem a qualquer hora do turno de serviço. Ficamos felizes em manter mais uma pessoa viva. A população baiana pode contar sempre com o nosso apoio”. disse o Ten Cel PM Renato, Comandante do GRAer.