Bahia – Nesta quinta-feira (08), o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia realizou a IV Jornada de Segurança Operacional, enfatizando o tema “Safety e RPAS (Remotely Piloted Aircraft Systems) na PMBA”. O evento reuniu a audiência com foco na transmissão de informações técnicas atualizadas, através da explanação e debate de temas de interesse da aviação.
Ao longo de todo o dia, o auditório do GRAER recebeu diferentes especialistas e autoridades que, na condição de palestrantes, promoveram a elevação do nível de alerta dos profissionais, além de ampliar a cultura sobre a Segurança Operacional Aeronáutica.
O Capitão Med Leandro Vasconcellos Rangel abordou a temática “Fadiga de voo”, sendo seguido pelo 1º Tenente PM André Oliveira dos Santos, que palestrou sobre “Operações de RPAS no 8°BPM/Porto Seguro”.
Em seguida, o Ten Cel Av Jorge Humberto Vargas Rainho abordou a ICA 100-40, sobre RPAS e seu acesso ao espaço aéreo brasileiro e peculiaridades do SISANT e do SARPAS.
Após tais abordagens, houve ainda a atividade do Ten Cel Av José Ricardo Silva Scarpari, construindo “A curva do homem vivo”.
O público, composto por toda tropa que integra o Grupamento, além de servidores da Secretaria de Segurança Pública, do Corpo de Bombeiros e demais integrantes da comunidade aeronáutica, acompanhou com atenção a palestra do Cel Av R1 José Roberto Mendes da Silva, que realizou o estudo de caso “A análise de fatores contribuintes em acidentes envolvendo aeronaves de Segurança Pública”.
Ao final do evento, os participantes puderam acumular novos conhecimentos e reflexões que solidificam a filosofia de uma aviação atenta aos princípios que norteiam a Segurança Operacional Aeronáutica.
Banner do evento: