Em solenidade organizada pelo vereador Gilson Barreto (PSDB), a Câmara Municipal de São Paulo homenageou na noite desta terça-feira (26/04) o Dia do Escoteiro. Durante o evento, foi entregue o prêmio “Escotista Mario Covas Júnior de Ação Voluntária” a pessoas que se destacaram no movimento.
O parlamentar, que é diretor da União dos Escoteiros do Brasil – região São Paulo e do 60º Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul, explicou que o escotismo serve para exercitar a cidadania e o respeito. “O escotismo é civismo, é exercitar a cidadania. Serve para preparar o cidadão desde jovem, o ensinado a preservar a natureza e a respeitar as pessoas.”
O movimento escotista completa 100 anos no Brasil em 2011 e o vereador revelou que possui projetos para a concessão de áreas municipais aos escoteiros para que eles possam instalar suas sedes. Gilson Barreto disse ainda que é preciso ampliar a participação do movimento nas escolas da cidade, ministrando cursos e passando seus ensinamentos para os jovens da rede pública de ensino.
Durante a cerimônia, receberam o prêmio “Escotista Mário Covas Junior de Ação Voluntária” o Grupamento de Radiopatrulha Aérea João Negrão da Polícia Militar de São Paulo, o dirigente escoteiro Renato Araújo Silva e os jovens escoteiros Tiago Murilo Mafra e Thiago Macedo Almeida. Houve ainda uma homenagem póstuma ao jovem chefe escoteiro Rafael Correia Leite.
Fonte: Portal da Câmara Municipal de São Paulo.
Fotos: RenattodSousa.