No dia 24 de fevereiro de 2014 iniciou o Curso de Voo Avançado no GRPAe/SP. O referido curso é voltado para a formação de Comandantes de Aeronave e é composto de uma fase teórica, prática e de voos avaliados.
Segundo o Capitão PM Baracho da Escola de Aviação do Grupamento Aéreo a iniciativa tem o objetivo de desenvolver nos futuros Comandantes de Aeronave de Segurança Pública, a análise para identificar a alternativa mais adequada, na gestão das ocorrências, buscando garantir resultados positivos. Certo de que a Tomada de Decisão é um processo importante para garantir o sucesso de uma Operação Aérea de Segurança Pública, buscamos sedimentar o preparo do Piloto Policial para enfrentar o ambiente de incertezas que o cercará quando em comando de aeronave policial.
Conforme avaliação do CENIPA, que apresenta o Panorama Estatístico da Aviação Civil Brasileira, publicado em 2012, observou que o julgamento, se apresenta como um dos principais fatores contribuintes dos acidentes, com índice acima de 60%.
Acreditamos também que a Tomada de Decisão é uma habilidade que pode ser desenvolvida, buscando atender a Missão Organizacional, considerando seus objetivos e realidade vivida.
A matéria destaca o Comandante de Aeronave como Gestor da Operação Aérea de Segurança Pública, lembrando que suas decisões vão influenciar a forma como os usuários dos serviços da OASP e a sociedade passarão a enxergar a Organização. Promove a reflexão no assunto, buscando demonstrar aos pilotos que não é possível reunir todas as variáveis necessárias para a tomada de decisão, ou seja, deverá considerar que nem todas as informações chegarão oportunamente, no cenário da ocorrência, e algumas poderão ser incompletas, ciente dessa condição, deverá procurar uma solução aceitável e que garanta resultados positivos.
No Curso de Voo Avançado também são aplicadas as matérias Direito Aeronáutico (Responsabilidade do Piloto), Segurança de Voo, Padronização e Procedimentos de Emergência, as quais influenciam direta ou indiretamente a tomada de decisão do comandante de aeronave.
Esperamos contribuir com mais segurança para as Operações Aéreas de Segurança Pública, além de promover a excelência na formação dos nossos Pilotos Policiais, afirmou Baracho.