Ceará – Por volta das 22h00 de sábado (02/12), o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) recebeu uma ligação da Secretária de Saúde de Anapu, perguntando da possibilidade de remoção Aeromédica de Ângela da Conceição de 40 anos. Ela apresentava quadro clínico de deslocamento prematuro da placenta, entre outras complicações, e exigia a antecipação do parto ainda no sexto mês de gestação.
Por volta das 22h30 a tripulação já estava preparada para decolar, porém não havia ainda leito disponível. O parto de uma menina pesando 982 gramas ocorreu às 04h00 no hospital municipal de Anapu, necessitando de cuidados médicos para a criança em centro de média/alta complexidade.
A disponibilidade de leito no Hospital Regional do Oeste do Pará em Santarém ocorreu por volta das 10h00, dando início à operação. Durante o voo a recém-nascida foi assistida pelo Médico Luís Miguel e acompanhada pelo pai José da Silva. O pouso ocorreu às 15h45 no pátio do Hospital Regional, sendo a paciente recebida pela equipe médica que a aguardava.
A menina encontra-se internada em leito específico para recém-nascido e seu quadro é estável.
Fotos: GRAESP/PA.