GRAESP atualiza militares em seminário de segurança de voo

- Anúncio -

Pará – Com o tema “O homem, a máquina e o meio”, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) promoveu, na quarta-feira (9), o Seminário de Segurança de Voo 2015. Um público de cerca de 100 pessoas, entre pilotos, mecânicos, copilotos, enfermeiros e médicos, participou da programação de palestras na Computer Hall.

Com o tema “O homem, a máquina e o meio”, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) promoveu, na quarta-feira (9), o Seminário de Segurança de Voo 2015. FOTO: SIDNEY OLIVEIRA / AG. PARÁ DATA: 10.12.2015 BELÉM - PARÁ

Promover a manutenção da segurança nas operações do Graesp e com isso cumprir seu papel de atender a sociedade. Com esse objetivo, policiais civis e militares e bombeiros atualizaram informações referentes à segurança aeronáutica. “Este evento é importante para incrementar o treinamento de nossos profissionais e chamar atenção para o cuidado com a segurança em nossa rotina”, afirmou o tenente-coronel Josilei Gonçalves, diretor do grupamento.

Segundo a direção do Graesp, desde 2012 nenhum acidente foi registrado pelo sistema de segurança em mais de oito mil horas de voo. “É um trabalho (preventivo) desenvolvido por cada um, importante para a nossa segurança”, destacou o tenente-coronel Gonçalves. O militar destacou ainda a complexidade das operações por conta da realidade geográfica do Pará, formada por áreas de florestas e rios. Atualmente, o Graesp tem onze aeronaves (oito helicópteros e três aviões). O total de 25 pilotos atua em cinco bases: Belém, Altamira, Redenção, Marabá e Santarém.

Na programação da manhã, o tenente-coronel Sá Gille, da Força Aérea Brasileira (FAB), falou sobre “Meteorologia Aplicada à Segurança de Voo”, quando tratou de climatologia, temperatura, importância do planejamento e acidentes provocados por fenômenos climáticos. Segundo o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), entre 2005 e 2015, no Brasil foram registrados 156 acidentes por motivos relacionados ao clima: 17,41% foram com helicópteros e 81, 43% com aviões.

Para o titular da Segup, Jeannot Jansen, o seminário atende ao aspecto do treinamento, uma das prioridades da atual gestão. “Estamos sempre alertas para prevenir acidentes com o nosso pessoal e garantir o serviço público de nossa sociedade. Queremos estar sempre oferecendo eventos como este”, ressaltou. Para o capitão da Polícia Militar Alcides Machado, piloto do Graesp, “programações de prevenção sempre são fundamentais em nossa rotina”. “Medicamentos e seus riscos”, “Prevenção e Manutenção” e “Fadiga de voo” foram as demais palestras abordadas.

Fotos:

Agência Pará de Notícias

- Anúncio -