O governador do Paraná recebeu nesta quinta-feira (27), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, oficiais do Grupamento Aéreo do Paraná (Graer), que completa um ano de criação e passa a contar com mais um helicóptero para ações de resgate e patrulhamento. A partir deste ano, a unidade passou a apoiar as ações das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
Richa afirmou que está em estudo, com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, a instalação de bases descentralizadas em algumas regiões do Estado. “Percebemos a partir da atuação integrada do Graer melhorias consideráveis nos resultados de missões de emergência, porque ampliamos e aperfeiçoamos a sua estrutura. Vamos expandir este serviço para o Estado”, disse Richa. O governador afirmou que Foz do Iguaçu receberá até o final do ano a primeira base.
O grupo, formado por 34 oficiais da Polícia Militar e por dois policiais civis, realizou, desde outubro do ano passado, 364 missões, entre elas 112 salvamentos e 184 ocorrências policiais. O Graer é equipado, agora, com quatro helicópteros e um avião.
“O que vai proporcionar melhorias na área de segurança pública são ações de cooperação e comunhão de esforços e isso já vemos a partir da determinação do governador Beto Richa de integrar o Graer com as demais forças de segurança”, disse o secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar.
ENCHENTES – O Grupamento Aéreo do Paraná participou, em março deste ano, do salvamento de moradores do Litoral, atingidos por fortes enxurradas. Por determinação do governador Beto Richa, uma equipe do Graer foi enviada no mês passado, para o Vale do Itajaí, em Santa Catarina, para auxiliar o resgate de moradores atingidos por inundações.
“Com o helicóptero temos a possibilidade de desenvolver ações especiais e chegar a qualquer lugar em curto espaço de tempo. Temos a nossa estrutura à disposição da população paranaense e quando necessário de outros Estados”, disse o comandante do Graer, tenente-coronel Orlando Artur da Costa.
O Graer homenageou o governador Beto Richa com a entrega de um traje de vôo CWV27P, utilizado pelos oficias em missões, confeccionado com material a prova de chamas. Também estiveram na reunião, o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas, e representantes do grupo.
Fonte: Agência de Notícias do Paraná / Fotos: Ricardo Almeida – AENotícias