No dia 12 de junho, no período da manhã, a aeronave Falcão 04 pertencente ao GRAER/PR foi empregada numa grande operação desenvolvida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, através da Polícia Civil. Tratou-se da escolta de comboio, no qual foram envolvidas diversas equipes das Delegacias Especializadas (DENARC, COPE), o qual teve como objetivo transportar 14 toneladas de entorpecentes para serem incineradas no auto forno da Empresa de Porcelana Polovi, na Cidade de Campo Largo/PR.
A operação teve início no município de Irati, onde o comboio partiu com destino a cidade de Campo Largo, a aeronave Falcão 04 incorporou à operação a partir da localidade de Queimadas no Município de Palmeiras, devido as más condições meteorológicas que não permitiram a chegasse do helicóptero ao ponto de partida do comboio.
A cobertura aérea foi de suma importância para a operação. A perfeita coordenação entre a equipe do ar e as equipes de terra, permitiu que o comboio deslocasse num grau elevado de segurança, bem como a manutenção da normalidade da viabilidade das condições de tráfego das rodovias que foram utilizadas. O Governador do Estado Beto Richa, acompanhado de diversas autoridades, esteve presente no local da incinerarão dos entorpecentes e enalteceu o trabalho das equipes que participaram em todas as fases da operação.
Ainda no mesmo dia, por volta das 16h00min, a equipe do GRAER que estava de prontidão na aeronave Falcão 04 (EUROCOPTER EC130 B4), foi acionada para se deslocar ao Município de União da Vitória/PR, a fim de transportar (Transporte Aeromédico – TIH) um Policial Militar pertencente ao efetivo da 2ª CIPM, daquela localidade para o Hospital Angelina Caron, localizado no município de Campina Grande do Sul/PR. O militar estadual, Cb QPMG 1-0 Paulo Blachechen, de 41 anos, sofrera um Infarto Agudo do Miocárdio e se encontrava na UTI do Hospital de União da Vitória. Contudo, haja vista não haver o suporte médico necessário naquela casa de saúde, o transporte do paciente para Curitiba era impreterível.
Inicialmente, o Transporte Aeromédico seria realizado por uma aeronave de asa fixa operada pela Seção de Transporte Aéreo da Casa Militar/PR, porém, devido as precárias condições meteorológicas presentes em União da Vitória, não foi possível. Então, o Cap. QOPM Gabriel, Chefe de Operações do CIOSP, entrou contato com o Ten.-Cel. QOBM Orlando Artur da Costa, Comandante do GRAER/PR, solicitando o acionamento de um helicóptero. De imediato foi determinado que a aeronave de prontidão deslocasse para cumprir a missão.
Feito o briefing e aprontado o helicóptero para a operação, o Falcão 04 decolou às 16h13min. O pouso em União da Vitória aconteceu numa Zona de Pouso de Helicóptero (ZPH) estabelecida ao lado do Hospital onde o Policial Militar encontrava-se internado. Após todos os procedimentos de transferência e embarque do paciente e ,em virtude das condições presentes favoráveis para o vôo de retorno, apesar do horário, o translado ocorreu sem nenhum problema e o paciente, após o pouso no Aeroporto do Bacacheri, foi colocado em uma ambulância e conduzido para o Hospital de destino para tratamento definitivo.
Fonte: GRAER/PR