O Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) realizou, no período de 28 de maio a 01 de junho do corrente ano, o Curso Básico de Busca e Salvamento (SAR005), que contou com a participação dos Oficias da PMGO/GRAER, CAP QOPM Ricardo Ferreira BASTOS e CAP QOPM Alessandro ARANTES Neres de Sousa.
Nesta edição, participaram militares da Aeronáutica, da Marinha, das Polícias Militares do Estado de Goiás, do Distrito Federal, do Mato Grosso e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e Mato Grosso, além de representantes da Polícia Civil do Distrito Federal e Mato Grosso e do DETRAN do Distrito Federal e da INFRAERO.
Ministrado por instrutores do Centro de Coordenação de Salvamento de Brasília (RCC-BS), o curso teve aulas práticas e teóricas, incluindo palestras e trabalho em grupo.
O curso ministrado pretende fornecer a todos os novos integrantes da família SAR os fundamentos básicos que norteiam essa tão importante atividade. E dessa forma, cada um dos alunos poderá ajudar na manutenção das doutrinas SAR e na construção do conhecimento da sociedade, para a consagração do Lema Internacional de Busca e Salvamento: “… para que outros possam viver!”.
Além disso, levarão o espírito desse trabalho silencioso e solidário a cada usuário da Navegação Aérea e Marítima, no Brasil ou em qualquer parte do planeta dada a atuação global da Busca e Salvamento, trazendo-lhes a certeza de dizerem ao final, quando vítimas de um Incidente SAR: “… Eu sabia que vocês viriam!”
Este Curso tem por finalidade dotar os alunos de conhecimentos básicos sobre a atividade de Busca e Salvamento, a fim de que possam familiarizar-se com os conceitos e com a importância do Serviço de Busca e Salvamento no Brasil e no mundo, bem como conhecer também o Sistema de Busca e Salvamento com auxílio de satélites COSPAS-SARSAT (do Russo COMISCHESKAYA SISYEMA POISKA AVARIVNICH SUDOV- do inglês SEARCH AND RESCUE SATELLITE).
Nesse sentido poderão atuar em uma operação SAR, se forem solicitados ou a situação o exigir, podendo atuar como um dos elos de Coordenação SAR (Coordenador na Cena – OSC), designado temporariamente pelo Coordenador da Missão SAR – SMC para auxiliar na Coordenação de uma operação de Busca e Salvamento.
Fonte: PMGO.