Dentre as peculiaridades do serviço aeronáutico, umas das mais notórias é a agilidade nos deslocamentos que o helicóptero proporciona, porém isso gera a dificuldade da autonomia de vôo, já que a aeronave tem um consumo de combustível acentuado.
Hoje o Falcão 02 tem uma autonomia de voo de aproximadamente 02h40mim, logo se vê que não é como uma viatura de patrulhamento comum, que pode ser abastecida em diversos locais da cidade. Sendo que uma possível “pane seca” pode ser catastrófica.
Diante de tal impasse criou-se a necessidade de uma unidade de abastecimento avançada. Isso para viabilizar operações em áreas restritas e distante de centros de abastecimento homologados como aeródromos e similares.
A problemática teve solução com a viabilização da compra de (02) dois caminhões modelo VW 13-180, com tanques projetados e desenvolvidos especialmente para armazenagem e transporte de combustível aeronáutico QAV (querosene de aviação) que podem atuar em terrenos de difícil acesso, contando com equipe de abastecimento treinada e possuidora de capacidade técnica.
Tais equipamentos vão ajudar no combate ao crime, sendo que a parceria entre PMGO, BMGO e PCGO faz com que o uso dos caminhões não se restrinja somente a operações da Policia Militar, podendo proporcionar apoio aos demais órgãos de segurança pública que também possuem aeronaves e tem as mesmas necessidades técnicas operacionais.
A eficiência do sistema pode ser comprovada na tarde do dia 02/11/11, onde assaltantes em fuga com um veículo VW GOL cor vermelho, no Setor Pontal Sul Aparecida de Goiânia, colidiram com uma motocicleta, empreendendo fuga na vegetação próxima. Diante de tal fato o GRAER foi acionado para busca e captura. Devido à necessidade de tempo de voo para a operação o caminhão de abastecimento foi acionado e ao chegar no local realizou o abastecimento do FALCÃO 02, tal fato fez com que a operação continuasse sem comprometer os princípios do patrulhamento aéreo.
Fonte: GRAER