Bahia – Através das informações do SAMU chegou ao conhecimento do GRAER que um tripulante de marinha mercante de um navio estrangeiro passava muito mal com sintomas de obstrução abdominal gravíssima, estando o navio em alto mar.
Após coordenação com SAMU, o helicóptero GUARDIÃO 09, EC 145, decolou para resgate de Tripulante da embarcação ZHEN HUA 11, afastada da costa cerca de 70 km.
A bordo, os Maj PM Cesar Ricardo e Hérlon, Sgt PM Maurino e os médicos Sérgio Abreu e Marina Fernandes. O pouso foi realizado no deck da embarcação e após avaliação médica seguiu-se para pouso no aeroporto, onde a ambulância já aguardava para transporte até o Hospital Português. O paciente encontrava-se estável.
Esse resgate só foi possível pela disponibilidade do helicóptero EC 145 o qual possui certificações e equipamentos capazes de garantir a segurança de todos a bordo em um deslocamento tão longo sobre o mar.
Se soma a tripulação devidamente treinada e habilitada . Sem esse binômio homem x máquina o resgate não seria possível e a vida do paciente correria sério risco posto que a obstrução apresentada ser de elevada complexidade e urgência para atendimento.
Fotos:
O GRAER esse ano completa 10 anos de serviços prestados no mês de dezembro próximo e o paciente socorrido é o de número 336 registrado no ” Livro da Vida” do GRAER.
“PM e Comunidade na Corrente do Bem”
Fonte: GRAER/BA