No dia 22 de junho começou mais uma etapa do GRAER/Bahia, com uma tecnologia mais avançada de captura e transmissão de imagem da cidade, técnicos da Secretaria de Grandes Eventos (SESGE), finalizaram os trabalhos de instrução de operação do sistema imageador com os tripulantes operacionais e pilotos, bem como a conclusão da instalação dos equipamentos que vão monitorar a cidade. Esta nova tecnologia teve inicio com os jogos da Copa das Confederações, mas será um investimento que ficará a serviço da sociedade baiana.
O técnico Jeter responsável pela instrução de operação ensina como utilizar os recursos oferecidos pelo sistema, como captura imagem, plotar pontos específicos, gravar e enviar as imagem para os centros de controle, que são: Quartel do Comando Geral nos Aflitos, Centro Tecnológico na Paralela e CenOp na Base Guardião no aeroporto.
O Ten Cel PM Lázaro, Comandante do GRAER, juntamente com o efetivo de serviço participou de perto de todo processo de instalação do novo sistema de imagem, a equipe não limitou esforços para que tudo saísse conforme o esperado. Pode-se perceber por parte dos policiais envolvidos a satisfação em ter em nosso GRAER este equipamento que com certeza será mais uma ferramenta que auxiliará no árduo serviço de prestar uma segurança à população com qualidade e profissionalismo.
O tripulante operacional, operador direto do equipamento tem a possibilidade de manipular a câmara localizada na parte externa da aeronave, direcionando-a para onde deseja obter o foco, facilitando assim uma melhor visualização do local, por parte do comando da operação o que irá influenciar num melhor controle e distribuição do policiamento.
Fonte/Fotos: GRAER/BA