Os 59 homens do Grupamento Aéreo da PM da Bahia (Graer) são pau para toda obra. Tropa de elite, que em 08/12/10 completaram 4 anos, participam de missões diferenciadas que vão de combates diretos com traficantes a transporte de tropas, salvamentos, luta contra incêndios e o que vier pela frente.
Comandado pelo Major Lázaro Raimundo Oliveira, o Graer já participou de 3.600 missões, sendo as de salvamento de vidas as que mais dão orgulho ao grupo. Por isso, os oficiais mantêm um documento – o “Livro da Vida” – em que estão registrados os 174 resgates e os 165 sobreviventes de acidentes e afogamentos.
Atualmente, o Graer está em nível de alerta para evitar que traficantes do Rio venham para a Bahia. Outra prioridade é o combate a assaltantes de bancos no interior do Estado. Não é à toa que o símbolo do grupo é um grifo, mistura de águia e leão, que na mitologia eram os mais poderosos animais da terra e do ar.
Em missão de patrulhamento
Os pilotos, capitães Herlon e Uildinei, e o tripulante Jurandy, com seu fuzil Imbel MD 97, ficam ligados o tempo todo. Os riscos são muitos: de antenas e urubus a tiros. A “zona quente” – área de tensão – da orla é o Nordeste de Amaralina. Lá os voos rasantes são feitos a 185 km/hora. A equipe vê tudo o que se passa na comunidade.
Os guardiões do Graer
Helicóptero Esquilo AS350-B2: Três unidades. Feito no Brasil, com autorização de empresa franco-alemã. Usado em missões diversas. Atinge 287 km/h. Capacidade: até 6 pessoas. Autonomia: 650 km. Preço: R$ 4 milhões
Super Ximango: Duas unidades. Motoplanador nacional. Usado para patrulha. Dois lugares, 1.200 km de alcance, asa dobrável e atinge 200 km/h. Preço: R$ 450 mil
Cessna Grand Caravan: Avião feito nos EUA. É usado para transporte de tropa. Leva até 14 homens. Chegará em maio. Atinge 324 km/h. Preço: R$ 4,4 milhões. O Convênio com a SENASP que disponibilizou o recurso para a compra do primeiro aviao de transporte de tropa para o GRAer da Bahia foi publicado no Diário Oficial da União de 18 de novembro de 2010.
Fonte: Massa Online / Reportagem : Paulo Oliveira