O helicóptero do Grupamento Aeropolicial e Resgate Médico (Graer) foi acionado na manhã desta quinta-feira (6) para uma nobre missão: levar um coração de Arapongas (37 km de Londrina) para um transplante na Santa Casa de Londrina. Perto das 10h30, o órgão era transportado para a cirurgia que vai beneficiar um homem de 32 anos.
O receptor é morador de Jataizinho (25 km de Londrina) e está na fila pelo órgão há seis anos. Esse será o 51º transplante de coração da Santa Casa de Londrina, único hospital do interior do Paraná habilitado para esse tipo de cirurgia. A instituição inclusive lançou uma campanha de incentivo de transplantes no mês de setembro, como uma comemoração de seu aniversário de 70 anos.
A chefe da Central de Transplantes da Regional Norte, Ogle Beatriz Bacchi de Souza, informou que o doador é um garoto de 17 anos, que sofreu um acidente de carro e evoluiu para uma morte encefálica. Ele será um múltiplo doador de órgãos e deve beneficiar até sete pessoas.
Santa Casa vai executar seu 51º transplante de coração
Seus pulmões foram para São Paulo, o fígado para Curitiba, os rins ainda aguardam por testes de compatibilidade e os globos oculares também devem ficar em Londrina. “O grande mérito é da família que, mesmo diante de uma situação tão trágica, decidiu pelo transplante e vai continuar a vida de tantas pessoas”, comentou.
No primeiro quadrimestre de 2014, o número de transplantes na região norte do Paraná caiu 70% e, segundo Ogle, as estatísticas mostraram uma recuperação após o lançamento da campanha. “Outubro foi muito bom, a gente estava em uma fase difícil e tivemos quatro doações múltiplas, quando a gente vinha mantendo uma média de uma a duas. De fato, a campanha surtiu um efeito sensibilizador e esclarecedor”, avaliou.
Fonte: O Diário / Londrina